Nesta sexta-feira (09), a passagem de uma frente fria por Santa Catarina volta a deixar a atmosfera instável, favorecendo o desenvolvimento de temporais acompanhados de vendavais, raios e queda de granizo, especialmente na região do Grande Oeste catarinense, onde o risco é maior para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e alagamentos.
✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP
No início da tarde desta sexta-feira (09), a Defesa Civil emitiu alertas de temporais severos com possibilidade de vendavais, alagamentos, queda de granizo e incidência de raios para diversos municípios da região Oeste, condição que predomina ao longo da tarde.
Ao longo da madrugada de sábado (10), as condições para temporais e os riscos associados diminuem. No entanto, ainda pode chover de forma intermitente e com intensidade moderada no Planalto Norte e no Litoral Norte. Ao longo do sábado, o tempo volta a ficar firme em todas as regiões e, à tarde, as rajadas de vento sul se intensificam no litoral, com valores de até 50 km/h.
Entre a noite de sábado (10) e a madrugada de domingo (11), as temperaturas entram em declínio, especialmente entre os Planaltos e as regiões serranas da Grande Florianópolis. Há condições para formação de geada nas primeiras horas da manhã, especialmente nas regiões entre os Planaltos e o Meio Oeste.
No domingo (11), o tempo firme predomina e as temperaturas permanecem amenas. As rajadas de vento de até 50 km/h ainda podem ocorrer no Litoral de Florianópolis e no Litoral Sul, principalmente durante a tarde. O mar fica pouco agitado no Litoral Sul, com ondas de até 2,0 metros.
O tempo volta a ficar instável na segunda-feira (12) nas áreas litorâneas, devido à circulação marítima, com previsão de chuva fraca e intermitente ao longo do dia. Nas demais regiões, o dia será marcado por sol entre poucas nuvens e não chove.
Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.