Defesa Civil explica tempestade que atingiu Seara na última segunda-feira (11)
Informações foram divulgadas para a imprensa na tarde desta quarta-feira (13)
Por: Canal Ideal
13/10/2021 14h44 - Atualizado há 3 anos
Houve o deslocamento de uma banda de nebulosidade com significativo desenvolvimento vertical. Foto: Corpo de Bombeiros
Entre a segunda-feira (11) e a manhã de terça-feira (12), houve a atuação e deslocamento de um cavado sobre o estado do Rio Grande do Sul em direção ao Paraná. Acoplado a este cavado, um fluxo de ar quente e úmido vindo da região Amazônica estava direcionado sobre Santa Catarina.
Esta combinação de sistemas atuou sobre a porção Oeste do Estado no período da noite de segunda-feira (11) e favoreceu a formação e desenvolvimento de áreas de instabilidade que ocasionaram pancadas de chuvas com raios, rajadas de ventos e queda de granizo em localidades das regiões do Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste de Santa Catarina. Destes eventos, destaca-se a ocorrência de tempo severo no município de Seara.
Houve o deslocamento de uma banda de nebulosidade com significativo desenvolvimento vertical, sobre a cidade de Seara e, posteriormente, com atuação de nuvens de menor desenvolvimento vertical. No produto da taxa de precipitação estimada (DPSRI), observa-se uma intensa precipitação no município de interesse, acima de 40 mm/h e que pontualmente passam de 100 mm/h.
Com base nos dados das estações meteorológicas de superfície, na análise das imagens do radar meteorológico de Chapecó e do satélite GOES-16 e das fotos dos danos relatados, a análise da equipe de meteorologistas da Defesa Civil de Santa Catarina indica que à medida que os núcleos convectivos se deslocavam, foram capazes de produzir rajadas de ventos de moderada a forte intensidade na dianteira de seu movimento, caracterizando o evento como uma frente de rajada na cidade de Seara nas proximidades do horário de 19h50min do dia 11 de outubro de 2021.
Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.