Digite no mínimo 3 caracteres!
Cotidiano

Defesa Civil informa possibilidade de chuva congelada e pequena chance de neve para a Serra catarinense

Tudo vai depender da quantidade de umidade presente na atmosfera.

Por: Alessandra de Oliveira
09/07/2024 15h18 - Atualizado há 3 meses
Defesa Civil informa possibilidade de chuva congelada e pequena chance de neve para a Serra catarinense

A intensa massa de ar frio que atua no Sul do Brasil e a disponibilidade de umidade favorecem a condição de precipitação invernal nas áreas de Serra do Planalto Sul catarinense, entre a noite desta terça-feira (09) e a madrugada da quarta-feira (10). As temperaturas previstas para este período variam entre valores próximos ou inferiores a 0°C. O tipo de precipitação invernal deve variar entre chuva congelada e/ou congelante e uma pequena chance de neve misturada à chuva congelada. Tudo vai depender da quantidade de umidade presente na atmosfera.

✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP

Para que a precipitação de neve ocorra, é necessária a combinação de alguns ingredientes na atmosfera: a temperatura na camada em 850 hPa (em torno de 1,5 km de altura) deve ser inferior a 3°C com umidade relativa acima de 80%. Além disso, a temperatura do ar entre a base da nuvem e a superfície deve se manter próxima ou abaixo de 0°C, para que o floco de neve não derreta ao longo do trajeto até o solo.

Nesta época do ano, sempre se fala bastante sobre precipitação invernal, e normalmente surgem dúvidas sobre a diferença entre os três tipos mais comuns: chuva congelada, chuva congelante e neve.

A chuva congelada ocorre quando um floco de neve na sua queda até a superfície, passa por uma camada de ar com temperatura positiva, descongelando, mas congelando novamente ao encontrar outra camada de ar mais frio próximo da superfície. Este fenômeno pode anteceder a queda de neve, por isso é muito comum observar a precipitação de chuva congelada misturada a alguns flocos de neve.

A chuva congelante ocorre quando a precipitação ocorre na forma líquida, congelando ao tocar uma superfície sólida, quando as temperaturas do ar estão próximas ou abaixo de 0°C. Este fenômeno geralmente acumula gelo em forma de lâmina no solo.

Já a neve, é o tipo de precipitação que ocorre na forma de flocos formados de cristais de gelo que não derretem durante seu trajeto até o solo, com formato hexagonal ou ramificado, ou ainda em formato granular.

Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.

Veja também

Prefeitura de Xanxerê alerta para falsos e-mails que estão sendo enviados às empresas

Os e-mails dão conta de possíveis irregularidades no Álvaro de Funcionamento

Municípios do Oeste são afetados por vendaval; Defesa Civil realiza levantamentos

Quatro municípios da regional da Defesa Civil de Xanxerê tiveram registro de prejuízos

VÍDEO: barreira de contenção é construída na SC-155 entre Xanxerê e Xavantina para evitar novos deslizamentos

Estrutura é uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com a Defesa Civil

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.