Digite no mínimo 3 caracteres!
Cotidiano

Defesa Civil informa possibilidade de chuva congelada e pequena chance de neve para a Serra catarinense

Tudo vai depender da quantidade de umidade presente na atmosfera.

Por: Alessandra de Oliveira
09/07/2024 15h18 - Atualizado há 6 meses
Defesa Civil informa possibilidade de chuva congelada e pequena chance de neve para a Serra catarinense

A intensa massa de ar frio que atua no Sul do Brasil e a disponibilidade de umidade favorecem a condição de precipitação invernal nas áreas de Serra do Planalto Sul catarinense, entre a noite desta terça-feira (09) e a madrugada da quarta-feira (10). As temperaturas previstas para este período variam entre valores próximos ou inferiores a 0°C. O tipo de precipitação invernal deve variar entre chuva congelada e/ou congelante e uma pequena chance de neve misturada à chuva congelada. Tudo vai depender da quantidade de umidade presente na atmosfera.

✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP

Para que a precipitação de neve ocorra, é necessária a combinação de alguns ingredientes na atmosfera: a temperatura na camada em 850 hPa (em torno de 1,5 km de altura) deve ser inferior a 3°C com umidade relativa acima de 80%. Além disso, a temperatura do ar entre a base da nuvem e a superfície deve se manter próxima ou abaixo de 0°C, para que o floco de neve não derreta ao longo do trajeto até o solo.

Nesta época do ano, sempre se fala bastante sobre precipitação invernal, e normalmente surgem dúvidas sobre a diferença entre os três tipos mais comuns: chuva congelada, chuva congelante e neve.

A chuva congelada ocorre quando um floco de neve na sua queda até a superfície, passa por uma camada de ar com temperatura positiva, descongelando, mas congelando novamente ao encontrar outra camada de ar mais frio próximo da superfície. Este fenômeno pode anteceder a queda de neve, por isso é muito comum observar a precipitação de chuva congelada misturada a alguns flocos de neve.

A chuva congelante ocorre quando a precipitação ocorre na forma líquida, congelando ao tocar uma superfície sólida, quando as temperaturas do ar estão próximas ou abaixo de 0°C. Este fenômeno geralmente acumula gelo em forma de lâmina no solo.

Já a neve, é o tipo de precipitação que ocorre na forma de flocos formados de cristais de gelo que não derretem durante seu trajeto até o solo, com formato hexagonal ou ramificado, ou ainda em formato granular.

Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.

Veja também

Município no Extremo Oeste de Santa Catarina registrou maior temperatura no Estado em 2024

Itapiranga registrou 43,6ºC em fevereiro do ano passado. Especialista aponta questão geográfica como preponderante.

Presidente Mundial da JCI visita Chapecó

O presidente mundial da Junior Chamber International (JCI), Keisuke Shimoyamada vem diretamente do Japão

VÍDEO: Famílias aproveitam fim de semana no Ecoparque em Xanxerê

O espaço ainda não foi concluído, mas reúne dezenas de pessoas

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.