Digite no mínimo 3 caracteres!
Política

Deputada Caroline De Toni é eleita a presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ)

Os ocupantes dos demais cargos da Mesa da comissão (1ª, 2ª e 3ª vice-presidência) serão eleitos na próxima semana

Por: João Victor Araujo
07/03/2024 07h35 - Atualizado há um mês
Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

A deputada do Oeste, Caroline De Toni (PL) foi eleita a nova presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos deputados, com 49 votos a favor e nove em branco.

✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP

Os ocupantes dos demais cargos da Mesa da comissão (1ª, 2ª e 3ª vice-presidência) serão eleitos na próxima semana.

Ao assumir o cargo, De Toni torna-se a primeira deputada mulher catarinense a assumir o comando da comissão da Câmara dos Deputados.

Em seu primeiro pronunciamento, a deputada disse que os parâmetros de sua atuação serão pautados na Constituição da República e no Regimento Interno da Câmara dos Deputados.

“É uma honra muito grande assumir o maior colegiado de comissões da casa, e podem ter certeza que encararei com muita responsabilidade essa posição institucional”, enfatizou Carol.

 

O que faz a comissão

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania analisa os aspectos constitucional, legal, jurídico, regimental e de técnica legislativa de todos os projetos que passam pela Câmara, bem como de emendas ou substitutivos.

Outra atribuição da comissão é analisar a admissibilidade de proposta de emenda à Constituição. No mérito, a CCJ analisa assuntos de natureza jurídica ou constitucional e responde consultas feitas pelo presidente da Câmara, pelo Plenário ou por outra comissão sobre esses temas. Tradicionalmente é a comissão mais disputada pelos partidos.

Com informações: Agência Câmara de Notícias

Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.
 

Veja também

Comitiva do ACRE visita Xanxerê para conhecer modelo de gestão pública local

O objetivo foi conhecer o modelo de gestão aqui implantado, bem como visando estreitar laços institucionais e comerciais entre os entes

Martarello confirma nome à disposição do PL para concorrer à reeleição

A declaração ocorreu durante uma entrevista no programa Rádio Café, da 101 FM

Confira a lista de pré-candidatos a vereador em Xanxerê pelo PSDB

Diversas autoridades migraram do PSD para o PSDB

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.