Na madrugada de sábado (20), por volta da 1h, uma ocorrência de descaminho foi registrada na BR-282, km 510,700, no interior de Xanxerê (SC). A ação envolveu um veículo Kia Sportage EX2, emplacado em Carazinho-RS, e resultou na apreensão de diversos eletrônicos sem documentação legal.
✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP
A guarnição realizava o atendimento de um acidente de trânsito na SC-480, em Ipuaçu, quando o veículo suspeito passou em alta velocidade, sentido São Domingos–Ipuaçu. Diante da atitude, os policiais iniciaram acompanhamento tático, mas perderam o contato visual devido à velocidade do automóvel.
Com base no emplacamento do carro, os policiais presumiram que o destino seria Chapecó e seguiram pela rota provável. O veículo foi localizado e abordado em frente à unidade da Polícia Rodoviária Federal de Xanxerê.
Durante a abordagem, o condutor e a passageira, que também era a proprietária do carro, informaram que haviam ido ao Paraguai fazer compras e retornavam para Carazinho-RS. Questionados sobre o trajeto incomum, o condutor alegou que estavam apenas seguindo o GPS.
Na vistoria do veículo, foram encontrados:
- 2 MacBook Air 13 com chip M4
- 2 iPhones lacrados e 11 recondicionados
- 9 Apple AirTags
- 15 SSDs SanDisk de 1TB
- 2 câmeras HikVision
Nenhum documento de desembaraço aduaneiro foi apresentado. Os envolvidos alegaram que os computadores seriam para uso próprio, mas não souberam informar a quantidade exata de iPhones transportados, dizendo apenas que seriam para familiares.
A mercadoria foi encaminhada à Receita Federal, que dará prosseguimento aos trâmites legais. As duas pessoas abordadas responderão conforme prevê a legislação vigente para crimes de descaminho.
Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.