Digite no mínimo 3 caracteres!
Geral

Efapi do Brasil terá foco na sustentabilidade e destinação correta de resíduos

A meta é reciclar um volume maior do que na feira passada, em 2023, quando foram recicladas 12 toneladas.

Por: Alessandra de Oliveira
01/10/2025 17h47 - Atualizado há 5 dias
Efapi do Brasil terá foco na sustentabilidade e destinação correta de resíduos

A Sustentabilidade será um dos pilares da Efapi do Brasil, que ocorre de 10 a 19 de outubro, no Parque de Exposições Dr Valmor Ernesto Lunardi, em Chapecó. 

✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP

De acordo com a gerente de Resíduos Sólidos da Secretaria de Serviços Urbanos e Zeladoria, Graciela Heckler, haverá ações que contemplam os aspectos econômico, ambiental e social.

“Teremos várias ações durante a feira, entre elas uma Central de Resíduos, próximo dos pavilhões agropecuários. O material reciclável será triado pelas associações de catadores, prensado e destinado para a indústria. Os resíduos dos animais serão direcionados para local adequado e beneficiarão a agricultura familiar. Os resíduos orgânicos serão recolhidos em dois contêineres de 44 metros cúbicos cada, para facilitar a logística e destinação para aterro”. 

Ela destacou que a meta é reciclar um volume maior do que na feira passada, em 2023, quando foram recicladas 12 toneladas.

Uma das novidades é o “Termômetro da Reciclagem”, que é um totem com 3m de altura, que será utilizado em ações de educação ambiental, com gincana de recolhimento de materiais recicláveis em determinados horários, levando os resíduos até o local.

Haverá seis veículos de coleta circulando pelo parque. Os horários para coleta de grandes volumes serão às 8h, 14h e 20h. Dois desses veículos serão elétricos. Haverá também estações de carregamento de dispositivos com energia solar, incentivando o uso de energia limpa e sustentável.

No parque serão distribuídas 180 lixeiras monobloco (orgânico e reciclável), mais 30 contêineres de mil litros e oito de cinco metros cúbicos, além de 300 lixeiras de papelão nos pavilhões. Mais de cem pessoas estarão atuando na limpeza.

Junto à Central de Resíduos haverá uma compactadora de resíduos orgânico, para redução do volume do material recolhido.

Durante a feira também serão demonstradas ações do programa Chapecó Cidade Limpa, Cidade Sustentável, com os projetos do Saco Laranja, que incentiva a separação correta dos resíduos, o Harmoniza Chapecó, que troca resíduos orgânicos por flores, e o Recicla Chapecó.

Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.

Veja também

Eleição para conselheiros tutelares suplentes acontece neste domingo (05) em Abelardo Luz

Poderão participar todos os eleitores em situação regular com a Justiça Eleitoral

Santuário Nossa Senhora Aparecida, em Xanxerê, recebe obra inédita de arte sacra

A nova obra sacra, integrada ao projeto de reforma, reforça a identidade do Santuário como espaço de fé, cultura e memória.

VÍDEO: Crematório Pet de Chapecó é tema do Pod Mais com Karla Morillas

Diego Parizotto explicou como funciona a cremação de animais e a importância desse serviço para as famílias da região

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.