Digite no mínimo 3 caracteres!
Política

Eleitor tem até maio para regularizar título e poder votar em outubro

Regularizações devem ser feitas no site do TSE até o dia 08 de maio

Por: João Victor Araujo
12/01/2024 10h46 - Atualizado há um ano
Foto: ilustração / Agência Brasil
Foto: ilustração / Agência Brasil

Os cidadãos que pretendem votar nas eleições municipais de outubro têm menos de quatro meses para tirar o primeiro título de eleitor ou regularizar o documento. A partir de 08 de maio, o cadastro eleitoral será fechado e nenhuma alteração poderá ser feita nos registros eleitorais.

✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP

O cumprimento do prazo vale para jovens a partir de 16 anos que pretendem votar pela primeira vez e para o eleitor que está em situação irregular por ter deixado de votar e justificar ausência por três eleições consecutivas.

Para regularizar a situação, o eleitor deve entrar no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e acessar as opções disponíveis. Para checar a situação da inscrição eleitoral, basta preencher o número do CPF.

Para tirar a primeira via do título de eleitor, os interessados podem clicar na opção título eleitoral e seguir os passos sugeridos pelo atendimento eletrônico. No primeiro turno, que será realizado no dia 6 de outubro, os eleitores irão às urnas escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

O segundo turno está previsto para o dia 27 do mesmo mês em municípios com mais 200 mil eleitores em que nenhum candidato a prefeito obteve votos suficientes para vencer a disputa na primeira rodada.

Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.

Veja também

Câmara dos Deputados derruba decreto sobre IOF com ampla maioria; texto segue para o Senado

O texto foi rejeitado por 383 votos a 98 e agora segue para análise do Senado Federal onde também pode ser derrubado ainda hoje

Prefeito tem mandato cassado e município pode ter novas eleições em SC; saiba qual

A cassação foi motivada por irregularidades eleitorais cometidas pela chapa eleita em 2024

Nomes da direita se destacam na disputa ao Senado por SC em 2026, mostra pesquisa

A deputada federal Caroline de Toni (PL-SC) aparece numericamente à frente, com 18,5% das intenções de voto

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.