Digite no mínimo 3 caracteres!
Geral

Empresário investigado por fraudes no INSS já foi condenado por golpe semelhante no DF

Ele foi sentenciado em 2023 a três anos e 11 meses de reclusão em regime aberto no âmbito da Operação Strike

Por: Canal Ideal
13/05/2025 18h52 - Atualizado há 2 meses
Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

Domingos Sávio de Castro, investigado pela Polícia Federal por envolvimento em um esquema de descontos ilegais em benefícios do INSS, já foi condenado anteriormente por crimes semelhantes no Distrito Federal. Segundo apuração da Agência Brasil, ele foi sentenciado em 2023 a três anos e 11 meses de reclusão em regime aberto, no âmbito da Operação Strike, que revelou fraudes contra aposentados e servidores públicos.

✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP 

Castro figura como sócio das empresas de telemarketing Callvox e Truetrust Call Center, que prestavam serviços a organizações sociais envolvidas nas investigações da Operação Sem Desconto, deflagrada em abril de 2025. Entre os sócios da Truetrust também está Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como "Careca do INSS", apontado pelo Ministério Público Federal como o centro da organização criminosa.

De acordo com o processo da Operação Strike, Castro atuava como "falso corretor", visitando as vítimas pessoalmente e convencendo-as a assinar documentos em troca de supostos serviços de saúde e seguros, resultando em descontos não autorizados diretamente nas folhas de pagamento de aposentados. Uma das vítimas, uma idosa de 80 anos, afirmou que confiava em Castro, a quem recebia em casa entre 2017 e 2020. Só anos depois percebeu os descontos em seus benefícios.

A promotora de Justiça Fabiana Giusti, que atuou no caso, destacou que Castro recebia comissões pelas fraudes, lucrando com o valor das primeiras mensalidades e um percentual dos descontos mensais. Apesar de sua defesa negar qualquer vínculo com as entidades fraudulentas, o juiz Marcio Evangelista Ferreira da Silva reconheceu a culpabilidade e o papel ativo de Castro no esquema.

Atualmente, Domingos Sávio de Castro também é alvo da Operação Sem Desconto, que investiga desvios em escala nacional por meio de associações que promovem descontos indevidos em benefícios previdenciários. A defesa de Castro informou que está recorrendo da condenação anterior, mas não comentou as novas investigações. As informações são da Agência Brasil.

Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.

Veja também

Dia dos Avós é celebrado neste 26 de julho!

Este dia representa o carinho e a importância da presença dos avós na estrutura familiar;

15 medalhas para Chapecó nesta sexta-feira na Etapa Estadual dos Joguinhos Abertos de SC

Neste sábado, continuam as disputas de Ciclismo, Taekwondo, Judô, Atletismo e Ginástica Rítmica;

Jovem em instituição de acolhimento, com paralisia cerebral, escreve livro de poesias

Para se transformar em uma nova escritora, ela contou com o importante auxílio da professora de Educação Especial;

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.