Digite no mínimo 3 caracteres!
Publicidade

Especialista em direito de trânsito Alana Coradin alerta para novas regras do Detran que podem levar à cassação da CNH em Santa Catarina

Ela explica mudanças que estão gerando confusão entre os condutores

Por: Alessandra de Oliveira
07/10/2025 09h05 - Atualizado há um dia
Especialista em direito de trânsito Alana Coradin alerta para novas regras do Detran que podem levar à cassação da CNH em Santa Catarina

Alana Coradin é especialista na Stürmer Recursos de Multas, empresa com mais de 13 anos de atuação no Direito de Trânsito, com sede em Chapecó (SC) e filiais em Xanxerê, Lages e Itapema e é referência no assunto no Brasil. Ela chama a atenção para novas atualizações do Detran de Santa Catarina que estão resultando em processos de cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) mesmo sem abordagem do condutor.

Segundo a especialista, muitos motoristas perdem o direito de dirigir por falta de conhecimento da legislação. “Diversas situações de bloqueio da CNH ocorrem simplesmente porque o condutor não entende as regras do processo de suspensão e cassação”, explica.

Entenda a diferença entre suspensão e cassação

Alana esclarece que suspensão é o bloqueio temporário do direito de dirigir, com necessidade de realizar curso de reciclagem para recuperar a CNH. Já a cassação impede o motorista de dirigir por dois anos, exigindo reabilitação completa na autoescola.

Alana relata ainda que o Detran-SC tem instaurado processos de cassação com base em infrações cometidas durante o período de bloqueio, mesmo que o condutor não tenha sido flagrado dirigindo.

“Um cliente meu teve a CNH bloqueada por um mês e, nesse período, recebeu quatro multas de velocidade. Cada uma delas gerou um processo de cassação. Isso significa anos de bloqueio e a obrigação de refazer todo o processo para voltar a dirigir”, destacou Alana.

Ela explica ainda que, mesmo que o veículo tenha sido conduzido por outra pessoa, a responsabilidade permanece com o proprietário caso ele não transfira os pontos dentro do prazo administrativo.

Consequências e cuidados

De acordo com Alana, o processo de cassação representa a perda definitiva da CNH e o condutor só poderá voltar a dirigir após cumprir o período de dois anos e concluir a reabilitação.

“A CNH é uma permissão. Ela vem com responsabilidades. Se o condutor não seguir as regras, o Detran vai penalizar”, alerta.

Alana reforça a importância de buscar orientação especializada ao receber notificações de multas ou processos administrativos.

Condutores que precisarem de auxílio podem procurar a Stürmer Recursos de Multas, localizada em Xanxerê (SC), na Rua Celestino do Nascimento, 543 – Centro.

Veja também

VÍDEO: histórias inspiradoras de mulheres que enfrentam o câncer com garra e esperança

Conversamos com duas mulheres que encontraram na atividade física na Laufen uma forma de superar desafios

VÍDEO: confira o novo endereço da Ótica Alcione em Xanxerê

O que começou como um serviço de delivery se transformou em uma loja física que oferece atendimento individualizado e cheio de cuidado

Toy Sport: O shopping dos brinquedos em Xanxerê!

Presentes para todas as idades e muita diversão no Dia das Crianças!

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.