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Transporte

FIESC critica omissão do governo federal sobre Morro dos Cavalos e cobra construção de túneis na BR-101

Túneis estavam previstos no projeto de duplicação da BR-101 e tiveram os projetos concluídos em 2010

Por: Redação
07/04/2025 21h03 - Atualizado há um semana
Foto: Luan Westphal / CBMSC
Foto: Luan Westphal / CBMSC

Após mais uma tragédia registrada no trecho do Morro dos Cavalos, em Palhoça, na BR-101, a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) voltou a criticar a omissão do governo federal quanto à execução da obra definitiva para solucionar os problemas crônicos na região. No fim de semana, um caminhão carregado com combustível tombou, explodiu e provocou um incêndio que atingiu diversos veículos, escancarando novamente os riscos enfrentados diariamente por motoristas que trafegam pelo local.

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O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, classificou as medidas paliativas, como faixas adicionais, como “inaceitáveis” para uma rodovia com a relevância da BR-101. Ele defendeu uma mobilização mais incisiva da sociedade catarinense e da bancada federal para a retomada imediata do projeto original, que previa a construção de dois túneis de 1,3 km e dois viadutos de 180 metros no trecho.

“Essas tragédias são resultado direto do descaso histórico com Santa Catarina. Faixas adicionais são um paliativo que coloca os usuários em risco constante. A solução definitiva é a construção dos túneis, já projetados há mais de uma década”, afirmou Aguiar.

O projeto dos túneis foi finalizado em 2010 e obteve licença de instalação em 2014, mas as obras nunca saíram do papel. Segundo Aguiar, é necessário apenas atualizar os projetos e a licença para que a execução tenha início.

A FIESC defende que a obra seja executada pela concessionária CCR, responsável pela concessão do trecho Sul da BR-101, apontando que o valor do pedágio nesse trecho é significativamente mais baixo que no trecho Norte, operado pela Arteris. Além disso, a CCR possui um contrato de concessão mais longo, o que permitiria diluir os custos da obra com menor impacto na tarifa dos usuários. A estimativa de custo para a construção dos túneis gira em torno de R$ 1,2 bilhão.

“O investimento pode ser realizado pela iniciativa privada, com garantias de agilidade e menor impacto nas tarifas. Basta vontade política e respeito com os catarinenses”, concluiu o presidente da entidade.

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