No decorrer da noite do último sábado (20) e no domingo (21), intensas instabilidades se desenvolveram no Extremo Oeste e Oeste de Santa Catarina, em virtude da intensificação de uma baixa pressão no interior do continente e pelo reforço do calor na região.
✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP
As instabilidades avançaram pela fronteira com a Argentina e ganharam intensidade próximo às cidades de São Miguel do Oeste e Barra Bonita, onde houve registro de queda de granizo e danos por conta da passagem de um tornado, caracterizando a ocorrência de uma tempestade severa na região.
A equipe de monitoramento da Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina realizou o acompanhamento das tempestades em tempo real, com envio de alertas de cellbroadcast para a população de acordo com o avanço da tempestade.
Região de Xanxerê
A Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil de Xanxerê segue mobilizada no atendimento e levantamento de informações nos municípios afetados pelos ventos intensos que atingiram a região neste domingo (21).
Diversos municípios registraram destelhamentos em residências e estruturas públicas, com impactos pontuais, porém relevantes para as comunidades locais. As Defesas Civis Municipais atuaram com entrega de lonas, vistorias e contato com as famílias afetadas.
Confira o levantamento atualizado:
Entre Rios
Cerca de 40 residências destelhadas.
Aviários também foram atingidos.
Áreas afetadas: Centro, Linha Guarani, Paiol de Barro e Mandarim.
Equipe realizou entrega de lonas e segue com o levantamento.
Ipuaçu
Aproximadamente 10 residências destelhadas.
Área atingida: Reserva Indígena Chapecó.
Sem feridos.
Ação imediata com entrega de lonas.
Bom Jesus
Oito residências, uma estrutura pública (Centro de Múltiplo Uso) e dois comércios destelhadas.
Bairros afetados: Jardim Itália e Centro.
Atendimento com cobertura provisória e análise de danos.
São Lourenço do Oeste
10 residências e uma estrutura pública (PFF/CIDASC) afetadas.
Também houve queda de outdoor e árvores.
Bairros atingidos: Progresso, São Francisco e Loteamento Alieve.
Equipe atuou com distribuição de lonas.
Passos Maia
Duas residências parcialmente destelhadas.
Localidade: Loteamento Rovilho Mantovani.
Danos pontuais.
Atendimento realizado pela Defesa Civil Municipal.
Marema
Uma estrutura pública danificada (Unidade Básica de Saúde).
Não houve registro de residências afetadas.
Vistoria técnica em andamento.
Todos os municípios não registraram feridos e, até o momento, não foi necessário o acionamento de abrigos temporários.
De acordo com a Defesa Civil, alguns municípios estão avaliando a necessidade de solicitar Itens de Assistência Humanitária (IAH) e de decretar Situação de Emergência para apoio na recuperação das estruturas danificadas.
A Defesa Civil Regional segue em contato direto com os municípios, orientando tecnicamente as ações e acompanhando o cenário em tempo real.
Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.