Fui conhecer: descubra os encantos de Arabutã, a Capital Catarinense da Cuca
Separamos seis opções que você precisa experimentar!
Por: Cristine Maraga
20/09/2023 11h21 - Atualizado há um ano
Arabutã é um pequeno município no Grande Oeste Catarinense que preserva a cultura alemã. A cidade é conhecida como a Capital Catarinense da Cuca. Mas além da gastronomia, da música e da dança, descobrimos outras curiosidades que arabutanenses cultivam e podem ser visitadas.
Veja abaixo uma lista das propriedades que visitamos no quadro “Fui conhecer – especial Grande Oeste”. Todos os estabelecimentos fazem parte da Rota da Cuca Alemã, a "Route des Deutschen Kuchens".
A cidade criou até um concurso de cucas para resgatar as receitas tradicionais familiares. Fotos: Divulgação/Ederson Mores/Canal Ideal
Ateliê de Bonsai
A fascinante e viva arte japonesa milenar de Bonsai encanta a todos no Ateliê de Hugo Schimmelpfennig. Bonsai é uma árvore em miniatura, cultivada em um vaso ou em pequenos recipientes.
Ele cultiva a arte há mais de 30 anos e no Brasil, é o Bonsaista com maior acervo de bonsais de espécies nativas. A coleção dele é verdadeiramente impressionante.
A coleção de Bonsais é impressionante. Fotos: Divulgação/Adão A. de Quadros/Canal Ideal
A casa de Remi Schimmelpfennig é bastante peculiar. Além de um jardim repleto de flores, ele construiu o criadouro que conta com 14 tipos de aves exóticas, proporcionando a visitação guiada e explicando sobre cada uma.
Ao visitar a casa ainda é possível degustar a tradicional cuca alemã que a família produz. A receita é original, mantendo a singularidade do processo de produção. Um local onde cada detalhe tem o amor e carinho da família Schimmelpfennig.
As aves são uma atração no local. Fotos: Divulgação/Adão A. de Quadros/Canal Ideal
Chame no WhatsApp (49) 99955-6546.
Doce Decoração
A Doce Decoração foi criada a partir da ideia de dar continuidade a tradições familiares no ramo alimentício, com predominância a pratos típicos alemães, doces e salgados como biscoitos, cucas, pães entre outros, tendo como carro-chefe a produção artesanal de biscoitos decorados que servem como souvenir, presentes, lembrancinhas de eventos e mesmo decoração de mesas e pratos.
Biscoitos decorados chamam a atenção dos turistas e viram presentes. Fotos: Divulgação/IGR Grande Oeste/Canal Ideal
O Meliponário de abelhas sem ferrão, é o empreendimento de Hedo Schimmelpfennig. A propriedade é um mergulho na paixão dele pela produção de mel, mas você encontra também aves como beija-flores, que circulam livremente pelo local e encantam quem visita.
No local há 13 espécies de abelhas no quintal de casa, entre elas, a menor abelha do mundo: "Mirim Nigriceps". No local é possível admirar e conhecer as diferentes espécies e suas "casas" especialmente construídas por Hedo, além é claro, de saborear diferentes tipos de mel.
Casinhas artesanais abrigam colméias. Fotos: Divulgação/Adão A. de Quadros/Canal Ideal
O Petry Fest Haus é um conceito totalmente diferenciado de restaurante, utilizando o encantador espaço da casa da família para receber os visitantes e atendê-los da melhor forma possível.
Há rodízio de pizzas, com destaque especial à pizza de cuca, também conta com sequência de fondue, drinks diversos e chopp, almoço típico quando recebe a Rota da Cuca Alemã. É mais do que uma experiência gastronômica, é sentir o amor da família Petry, em proporcionar momentos únicos a você.
Pizza de cuca foi a preferida da equipe do Canal Ideal. Fotos: Divulgação/Ederson Mores/Canal Ideal
Siga no Instagram @petry_fest_haus
Chame no WhatsApp (49) 99923-5227.
Videiras Lermen
A Videiras Lermen iniciou a atividade em 2012 e apostou em um diferencial: a produção de uvas de mesa. Recebe visitantes durante a safra oferecendo o sistema colha e pague, e também no restante do ano proporcionando, da mesma forma, a visitação nas parreiras e explicação do sistema de produção, além de degustar os vinhos, sucos e geleias provenientes da atividade.
Na visita há a degustação de produtos a base de uva como geléias, sucos e vinhos. Fotos: Divulgação/Adão A. de Quadros/Canal Ideal
O turismo no Grande Oeste catarinense tem muito potencial a ser explorado. Nossa missão é todos os meses trazer aqui opções de destinos para que você conheça e visite mais a região. Para saber mais sobre os roteiros, siga @turismograndeoeste ou chame no WhatsApp (49) 99804-0753.
Veja na galeria abaixo mais fotos do nosso passeio na Rota da Cuca Alemã.
Grandes ícones do sertanejo estarão presentes na Efapi 2025
Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.