Digite no mínimo 3 caracteres!
Polícia

GAECO deflagra Operação “Ajuste Prévio” para o combate de crimes contra a administração pública

Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nos municípios de São Bernardino e Xaxim

Por: Alessandra de Oliveira
16/12/2025 18h07 - Atualizado há 9 horas
GAECO deflagra Operação “Ajuste Prévio” para o combate de crimes contra a administração pública

Na manhã desta terça-feira (16), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), em apoio à Promotoria de Justiça de Campo Erê/SC, deflagrou a Operação “Ajuste Prévio”. A ação tem como objetivo investigar um esquema de fraude sistemática em concursos públicos, com indícios de favorecimento direcionado a candidatos específicos. 

✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP

Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nos municípios de São Bernardino e Xaxim. As medidas visam apreender documentos e outros elementos que possam confirmar as possíveis irregularidades, garantindo a lisura dos certames e a igualdade de condições entre todos os candidatos concorrentes. 

A investigação teve início a partir da denúncia recebida pelo Ministério Público. Apura-se que os candidatos teriam sido beneficiados em concurso público e processo seletivo realizados em São Bernardino/SC, no ano de 2024, mediante esquema previamente articulado com a banca organizadora. Há indícios de que alguns dos favorecidos já ocupam cargos públicos. 

O trabalho busca confirmar as informações levantadas e identificar todos os envolvidos na fraude, incluindo a empresa responsável pela organização dos certames. A operação conta com o apoio técnico da Polícia Científica de Santa Catarina, assegurando a preservação da cadeia de custódia das evidências coletadas.

As investigações tramitam sob sigilo e, assim que houver a publicidade dos autos, novas informações poderão ser divulgadas.  

Operação Ajuste Prévio 

O nome dado à operação guarda relação a facilitação e ajuste previamente definidos que permitiram aos candidatos alcançarem a primeira colocação no concurso público e processo seletivo. 

Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.

Veja também

Homem e mulher são detidos por tráfico após enterrar drogas para escondê-la, em Xanxerê

A mulher disse aos policiais que recebeu R$40 para esconder a droga

Homem condenado por homicídio culposo na direção de veículo é preso em Ponte Serrada

Ele se envolveu em um acidente por excesso de velocidade que resultou na morte do passageiro do veículço que o preso conduzia

Pedestre e motorista de caminhão morrem após veículo sair da pista e despencar em barranco no Oeste

O pedestre aguardava o transporte para o trabalho na calçada e o motorista ficou preso às ferragens

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.