GAECO deflagra Operação “Ajuste Prévio” para o combate de crimes contra a administração pública
Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nos municípios de São Bernardino e Xaxim
Por: Alessandra de Oliveira
16/12/2025 18h07 - Atualizado há 10 horas
Na manhã desta terça-feira (16), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), em apoio à Promotoria de Justiça de Campo Erê/SC, deflagrou a Operação “Ajuste Prévio”. A ação tem como objetivo investigar um esquema de fraude sistemática em concursos públicos, com indícios de favorecimento direcionado a candidatos específicos.
Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nos municípios de São Bernardino e Xaxim. As medidas visam apreender documentos e outros elementos que possam confirmar as possíveis irregularidades, garantindo a lisura dos certames e a igualdade de condições entre todos os candidatos concorrentes.
A investigação teve início a partir da denúncia recebida pelo Ministério Público. Apura-se que os candidatos teriam sido beneficiados em concurso público e processo seletivo realizados em São Bernardino/SC, no ano de 2024, mediante esquema previamente articulado com a banca organizadora. Há indícios de que alguns dos favorecidos já ocupam cargos públicos.
O trabalho busca confirmar as informações levantadas e identificar todos os envolvidos na fraude, incluindo a empresa responsável pela organização dos certames. A operação conta com o apoio técnico da Polícia Científica de Santa Catarina, assegurando a preservação da cadeia de custódia das evidências coletadas.
As investigações tramitam sob sigilo e, assim que houver a publicidade dos autos, novas informações poderão ser divulgadas.
Operação Ajuste Prévio
O nome dado à operação guarda relação a facilitação e ajuste previamente definidos que permitiram aos candidatos alcançarem a primeira colocação no concurso público e processo seletivo.
Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.
O pedestre aguardava o transporte para o trabalho na calçada e o motorista ficou preso às ferragens
Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.