Digite no mínimo 3 caracteres!
Justiça

GEAC investiga 24 municípios de Santa Catarina por fraudes a licitações de materiais didáticos

Segundo a denúncia, o superfaturamento identificado resultou em prejuízos de mais de R$ 6 milhões aos cofres públicos

Por: João Victor Araujo
01/07/2024 16h53 - Atualizado há 2 dias
Foto: ilustração / arquivo
Foto: ilustração / arquivo

O Grupo Especial Anticorrupção (GEAC) em Chapecó e a 10ª Promotoria de Justiça da Comarca de Chapecó denunciaram 16 pessoas, entre funcionários públicos e particulares, por fraude a licitações para a aquisição de livros, materiais didáticos e outros objetos da área da educação.

✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP

Ao todo foram 34 licitações fraudadas em 24 municípios de Santa Catarina. A equipe de jornalismo do Canal Ideal entrou em contato com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), que não confirmou os municípios envolvidos. Uma reportagem circula pelas redes sociais citando cidades da região Oeste. Entretanto, o MPSC não divulgou quais municípios teriam sido alvos da operação. Nossa equipe também apurou a informação de que a investigação se trata de administrações anteriores.

De acordo com o apurado nas investigações, que foram desenvolvidas com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), o grupo arquitetou por anos um sistema para vencer licitações de forma irregular, prejudicando a concorrência e favorecendo empresas específicas.  

As apurações começaram com a suspeita de irregularidades no processo de licitação para a aquisição de tablets com conteúdo didático-pedagógico para escolas municipais. As empresas envolvidas eram beneficiadas por meio da manipulação de licitações, garantindo a vitória de alguma das controladas pelo grupo. Três dos denunciados são considerados os principais articuladores do esquema, que incluía, ainda, a participação de familiares e associados que administravam ou eram sócios ocultos das empresas favorecidas.  

Segundo a denúncia, o superfaturamento identificado resultou em prejuízos de mais de R$ 6 milhões aos cofres públicos em razão da prática dos crimes de fraude a licitação e associação criminosa.

Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.

Veja também

VÍDEO: colisão traseira entre carro e ônibus é registrada na paralela da BR-282, em Xanxerê

Acidente ocorreu no final da tarde desta quarta-feira (03) próximo ao trevo de acesso ao município

Mulher é investigada por furtar ossos de cemitério e jogá-los na casa da mãe do ex-companheiro em SC

Mulher, que não aceita o fim do relacionamento, teria feito um um 'trabalho espiritual' contra ele, conforme relato do homem à Polícia Civil

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.