Gestantes de Xanxerê serão capacitadas pelos Bombeiros por meio de projeto social
A associação de Bombeiros de Xanxerê foi contemplada por um projeto apresentado ao Fundo de Desenvolvimento Social do Banco Sicredi
Por: Alessandra de Oliveira
04/09/2024 09h11 - Atualizado há 4 meses
Na última semana, a Associação de Bombeiros de Xanxerê foi contemplada por um projeto apresentado ao Fundo de Desenvolvimento Social do Banco Sicredi, destinado à capacitação de gestantes no município. A iniciativa, que contará com recursos que somam aproximadamente R$ 7 mil, visa aumentar a segurança e o bem-estar dos lactentes na área de cobertura do 14º Batalhão de Bombeiros Militar de Santa Catarina (14º BBM), localizado em Xanxerê, através da aquisição de manequins de treinamento modernos.
O objetivo principal do projeto é capacitar gestantes e, indiretamente, responsáveis e cuidadores de lactentes, para que estejam preparados para agir em situações de emergência, como engasgamento e parada cardíaca. Através de palestras conduzidas por bombeiros qualificados, em parceria com unidades de saúde municipais, os participantes aprenderão a realizar corretamente manobras de desobstrução de vias aéreas (OVACE) e reanimação cardiopulmonar (RCP). Essas palestras, que estão previstas para ocorrer no mês de novembro, serão complementadas por demonstrações práticas e distribuição de materiais educativos, que servirão como referência rápida em casos de emergência.
A aquisição dos manequins de treinamento, viabilizada pelo apoio financeiro do Banco Sicredi, será crucial para instruir o público-alvo do projeto, permitindo a prática das técnicas em cenários simulados. Dessa forma, espera-se reduzir a mortalidade e as complicações decorrentes dessas emergências, equipando pais e responsáveis com as habilidades necessárias para salvar vidas e promover a segurança dos lactentes.
Com este projeto, o Corpo de Bombeiros espera contribuir com a segurança da comunidade, reforçando a importância de iniciativas que visam à capacitação e à prevenção em saúde.
Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.
Ao todo, para combate e rescaldo, foram utilizados cerca de 13 mil litros de água.
Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.