O Governador Jorginho Mello esteve em Xanxerê na tarde deste domingo (09) para conferir de perto os estragos causados pelo tornado que atingiu o município na última sexta-feira (07). A agenda teve início no CIGERD (Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres), onde o governador recebeu um relatório detalhado da situação e das ações de resposta já realizadas para mitigar os danos.
✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP
Na sequência, o governador visitou os principais pontos atingidos pela força do vento, que registrou rajadas de até 86 km/h. Ele esteve acompanhado do prefeito de Xanxerê, Oscar Martarello, do vice-prefeito Adenilso Biasus, do secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Mario Hildebrandt, da secretária estadual de Educação, Luciane Ceretta, do coordenador regional da Defesa Civil, Luciano Peri, e do coordenador municipal da Defesa Civil, Ronaldo Luzzi, além de autoridades municipais e regionais.
O Prefeito Oscar Martarello destacou a importância da presença do governador. "É de fundamental importância a vinda do governador, nos dando ainda mais segurança nas tomadas de decisões e nas respostas cada vez mais rápidas para poder atender a nossa população de uma maneira efetiva."
Em resposta aos danos – que incluem destelhamento de mais de 300 residências, escolas públicas, empresas e barracões, além de queda de árvores e postes, o prefeito assinou o Decreto Nº 471 de Situação de Emergência já neste sábado (08).
A força-tarefa mobilizada pelas equipes da Prefeitura de Xanxerê e a empresa Ambiental agiu rapidamente, com boa parte da cidade limpa ainda no sábado.
Neste final de semana, mais de 80 famílias foram diretamente atendidas com a distribuição emergencial de materiais como brasilites e goivos para reparos.
Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.