Digite no mínimo 3 caracteres!
Economia

Governo anuncia devolução de descontos ilegais a aposentados do INSS

Valores retidos neste mês serão restituídos na próxima folha de pagamento, segundo ministro da CGU

Por: Canal Ideal
24/04/2025 20h25 - Atualizado há 8 horas
Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

O governo federal confirmou nesta quinta-feira (24) que os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que sofreram descontos automáticos indevidos em seus benefícios terão os valores devolvidos. O ressarcimento será feito já na próxima folha de pagamento, informou o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius Marques de Carvalho.

✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP 

Segundo o ministro, os descontos direcionados a entidades da sociedade civil — como associações e sindicatos — foram suspensos, mesmo que tenham sido autorizados previamente pelos segurados. “A partir de agora, nenhum aposentado será descontado da sua folha de pagamento”, afirmou Carvalho, em entrevista coletiva no Palácio do Planalto.

A medida faz parte das ações da Operação Sem Desconto, deflagrada nesta semana para investigar irregularidades em convênios entre o INSS e entidades civis. De acordo com o governo, novos descontos só serão autorizados após a criação de um novo marco legal que garanta mais segurança aos segurados.

Na quarta-feira (23), todos os convênios com essas entidades foram suspensos. Desde 2019, cerca de R$ 6,3 bilhões foram descontados de 6 milhões de segurados por meio desses acordos, segundo levantamento preliminar. Ainda não se sabe qual parte desse montante foi retirada de forma irregular — essa análise será feita por um grupo de trabalho que será criado.

Com a suspensão dos convênios, os beneficiários não precisam mais solicitar o cancelamento dos descontos pelo aplicativo Meu INSS, pelo site ou por telefone. A diretora de Orçamentos, Finanças e Logística do INSS, Débora Floriano, explicou que todo o processo está sendo reformulado para garantir mais transparência e segurança.

Apesar da promessa de devolução, o governo ainda não estabeleceu um prazo para a conclusão do ressarcimento total. “Vamos garantir a restituição, mas precisamos identificar quais descontos foram efetivamente ilegais”, destacou o ministro da CGU.

O advogado-geral da União, Jorge Messias, reforçou que o governo atuará para assegurar que todas as vítimas da fraude sejam ressarcidas. “Vamos estar ao lado das vítimas para que, de fato, os recursos dessa fraude bilionária sejam devolvidos”, declarou. As informações são da Agência Brasil.

Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.

Veja também

Procon multa Nestlé em R$ 13 milhões por propaganda enganosa

Empresa é acusada de induzir consumidores ao erro com informações nos rótulos de biscoitos e creme de leite

Xanxerê conquista 2º lugar em ranking estadual de atendimento ao empreendedor

Reconhecimento do Sebrae/SC destaca qualidade dos serviços prestados pela Sala do Empreendedor no município

Setor de Tributos atenderá excepcionalmente no sábado (26) para retirada do carnê do IPTU em Chapecó

A ação tem como objetivo facilitar o acesso da população que encontra dificuldades para se deslocar até o setor

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.