Procon multa Nestlé em R$ 13 milhões por propaganda enganosa
Empresa é acusada de induzir consumidores ao erro com informações nos rótulos de biscoitos e creme de leite
Por: Canal Ideal
24/04/2025 21h16 - Atualizado há 7 horas
Foto: Divulgação
O Procon de São Paulo multou a Nestlé em R$ 13 milhões por veiculação de propaganda enganosa em diversos produtos. A penalidade foi aplicada com base no artigo 56 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), segundo o qual práticas publicitárias que induzam o consumidor ao erro são passíveis de sanção administrativa. A empresa ainda pode recorrer da decisão.
De acordo com o órgão de defesa do consumidor, a infração foi constatada em rótulos de produtos como os biscoitos “Nesfit Aveia e Mel”, “Nesfit Leite e Mel”, “Nesfit Cookie Cacau, Aveia e Mel” e a “Mistura de Creme de Leite”. As embalagens indicavam ingredientes que, segundo o Procon, não estavam presentes nas composições reais dos produtos, caracterizando publicidade enganosa.
“No caso da mistura de creme de leite, o consumidor foi claramente induzido a erro quanto às características e à composição do produto, que na verdade consistia em uma mistura de UHT de creme de leite com soro de leite”, informou o Procon-SP em nota.
Nestlé se defende
Em resposta, a Nestlé afirmou, por meio de nota, que cumpre todas as legislações vigentes, incluindo as normas de rotulagem e comunicação. A empresa destacou ainda que os produtos mencionados já foram retirados do mercado: os biscoitos foram descontinuados em 2022 e a mistura de creme de leite deixou de ser comercializada em 2023.
“A companhia apresentará defesa às autoridades competentes, reforçando seu compromisso com a ética e a transparência na publicidade, bem como sua atuação em conformidade com os princípios do Código de Defesa do Consumidor”, declarou. As informações são da Agência Brasil.
Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.
A ação tem como objetivo facilitar o acesso da população que encontra dificuldades para se deslocar até o setor
Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.