A Guarda Municipal de Chapecó atendeu mais de 16 mil ocorrências ao longo de 2025, número que não inclui os últimos vinte dias do mês de dezembro. Os dados reforçam o papel da corporação na segurança pública do município e apontam uma redução geral nos atendimentos, aliada a resultados mais efetivos.
✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP
Até o dia 10 de dezembro, foram registradas 16.276 ocorrências, distribuídas da seguinte forma:
- Cumprimento de medidas protetivas: 103;
- Veículos recuperados: 201;
- Tráfico de drogas: 38;
- Abordagens: 962;
- Conduções à CPP: 96;
- Ocorrências de trânsito: 5.481;
- Ocorrências de segurança: 10.795.
De acordo com o comandante da Guarda Municipal, Luiz Antônio Stobe, os números indicam uma queda de 13% nas ocorrências atendidas e de 14% nas pessoas conduzidas em comparação com períodos anteriores.
Segundo ele, a redução está diretamente ligada ao reforço dos patrulhamentos preventivos. Em contrapartida, houve um aumento expressivo nos resultados operacionais. “Tivemos um crescimento de 30% na recuperação de veículos furtados ou roubados, chegando a 208 veículos, além de um aumento de 249% nas abordagens e encaminhamentos sociais, que totalizaram 501 atendimentos”, destacou o comandante.
O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, ressaltou os investimentos feitos na corporação nos últimos anos. Segundo ele, o efetivo da Guarda Municipal triplicou desde 2021. “A Guarda tinha 40 agentes, passou para 80 e agora mais 40 aprovados em concurso público farão o curso de formação”, afirmou.
Rodrigues também destacou os investimentos em estrutura e tecnologia. “Foram aplicados mais de R$ 10 milhões em veículos, armamentos e equipamentos modernos, como Cyber Dog, drones e câmeras. Recentemente, o município também recebeu a doação de um veículo blindado, o Tsunami, que será utilizado em operações especiais”, concluiu.
Os números reforçam a estratégia de prevenção e modernização adotada pela administração municipal na área da segurança pública.
Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI .