Digite no mínimo 3 caracteres!
Cotidiano

Horário de verão não volta neste ano, decide governo; retorno em 2025 será avaliado

Comitê recomendou volta do horário de verão, que adianta relógios em alguns estados para dessincronizar pico do consumo de energia.

Por: João Victor Araujo
16/10/2024 16h28 - Atualizado há um dia
Horário de verão não volta neste ano, decide governo; retorno em 2025 será avaliado

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, descartou nesta quarta-feira (16) a retomada do horário de verão ainda este ano. O governo vai avaliar, nos próximos meses, se é o caso de retomar a medida a partir de 2025.

✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP

Apesar da recomendação do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), em setembro, a pasta avalia que houve melhora no cenário das chuvas e dos reservatórios de hidrelétricas, evitando o adiantamento dos relógios ainda em 2024.

"Nós hoje, na última reunião com o ONS [Operador Nacional do Setor Elétrico], chegamos à conclusão de que não há necessidade de decretação do horário de verão para este período, para este verão", declarou Silveira.

Caso a medida fosse adotada ainda neste ano, haveria pouco tempo para que setores importantes da economia – como a aviação, por exemplo – adequassem suas operações.

Na época em que estava em vigor, o horário de verão costumava ser implementado entre outubro/novembro e fevereiro/março de cada ano.

No caso deste ano, o horário de verão só poderia ser implementado este ano em novembro. Isso impediria o aproveitamento do pico de custo-benefício da medida — que ocorre entre outubro e meados de dezembro.

Fonte: g1.com

Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.

Veja também

Maior Superlua do ano aparece no céu nesta quinta (17)

Fenômeno acontece pela terceira vez consecutiva neste ano – mas não será a última

Empresa que administra cemitério municipal de Xanxerê divulga cronograma de atendimento

Obras no cemitério devem ser paralisadas no dia 25 de outubro, sendo retomadas após o Dia de Finados

Trecho da SC-283, no Oeste, será interditado para a detonação de rochas

Trabalhos devem ocorrer na próxima sexta-feira (18), informou a empresa responsável

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.