Digite no mínimo 3 caracteres!
Justiça
banner topo DM AUTO 02 até 10/09/2025

Justiça determina que município zere fila de espera nas creches em até 90 dias no Oeste

A decisão judicial obriga o poder público a garantir acesso à educação infantil para todas as crianças de até cinco anos

Por: Canal Ideal
12/06/2025 20h55 - Atualizado há 2 semanas
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Uma decisão liminar obtida pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) está trazendo alívio e esperança para mães de crianças que aguardam por uma vaga em centros de educação infantil em Campos Novos, no Meio-Oeste catarinense. A Justiça determinou que o Município zere a fila de espera em até 90 dias, sob pena de multa diária de R$ 5 mil.

✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP 

Atualmente, 26 crianças estão fora das creches municipais. A decisão judicial obriga o poder público a garantir acesso à educação infantil para todas as crianças de até cinco anos, como previsto no artigo 208, inciso IV, da Constituição Federal.

A medida foi provocada por uma ação civil pública movida pela Promotora de Justiça Raquel Betina Blank, da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Campos Novos. A representante do MPSC explicou que o órgão buscou soluções extrajudiciais por mais de sete meses, sem sucesso. "A falta de vagas nas creches é uma violação grave dos direitos das crianças e impacta diretamente as mães que não têm com quem deixar os filhos para poder trabalhar", afirmou.

É o caso de Fernanda, mãe de um bebê de 10 meses. Sem rede de apoio e sem acesso a creche, ela precisou recusar oportunidades de emprego formal. "A cidade tem vagas, mas o salário não cobre os custos de uma cuidadora. Então o jeito é esperar", contou.

A decisão judicial também aponta que o Município possui meios legais para resolver o problema, como a adequação de imóveis existentes, locação de novos espaços e contratação emergencial de profissionais da educação.

O MPSC reforça que o direito à educação infantil é fundamental, de aplicação imediata, e que a omissão do poder público nesse aspecto configura violação constitucional.

Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.

Veja também

Polícia Civil de Santa Catarina deflagra a segunda fase da Operação Gênesis

A operação visa prender os integrantes de associação especializada no tráfico interestadual de drogas e reprimir a lavagem de dinheiro.

PRF apreende mais de 350 quilos de maconha em duas ocorrências no Oeste catarinense

Duas ações distintas no mesmo dia resultaram na prisão de três pessoas e na apreensão de dois veículos

Incêndio atinge alojamento de funcionários na BR-163 em município do Oeste

Galpão usado por trabalhadores da obra pegou fogo na madrugada; ninguém se feriu

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.