Digite no mínimo 3 caracteres!
Justiça

Justiça suspende despejo urgente de comunidade Kaingang em Xaxim

Grupo de 16 famílias, com 20 crianças e 5 idosos, teria apenas 24 horas para deixar área rural em Xaxim

Por: Alessandra de Oliveira
06/11/2025 11h07 - Atualizado há 3 horas
(Foto: Roberto Zacarias, Secom SC)
(Foto: Roberto Zacarias, Secom SC)

A Justiça Federal suspendeu a ordem que determinava a desocupação imediata de uma área rural ocupada por uma comunidade Kaingang em Xaxim, no Oeste catarinense. A liminar, que dava 24 horas para a retirada de 16 famílias indígenas, foi derrubada após recurso da Advocacia-Geral da União (AGU).

✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP

A medida, concedida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), atendeu ao pedido da Procuradoria Regional Federal da 4ª Região (PRF4), que representa a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). A desocupação havia sido solicitada pela massa falida da empresa Chapecó Companhia Industrial de Alimentos, proprietária da fazenda Rodeio Bonito, onde o grupo vive desde janeiro.

Segundo a AGU, a decisão de primeira instância descumpriu recomendações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que orienta que despejos envolvendo coletividades e populações vulneráveis sejam evitados ou, quando inevitáveis, acompanhados de medidas para garantir segurança e dignidade das famílias.

“A retirada de famílias deve ser precedida de um plano de ação e de medidas que assegurem a integridade de todos os envolvidos” afirma o procurador federal Marcelo Roberto Zeni, que atua no caso. 

A coordenadora do Núcleo de Atuação Prioritária da PRF4, Camila Martins, reforça que ações desse tipo precisam priorizar o diálogo e alternativas pacíficas.

“O correto seria estabelecer um cronograma de desocupação ou encaminhar o caso à Comissão Regional de Soluções Fundiárias do TRF4” explica.

Com o acolhimento do recurso, o TRF4 suspendeu a ordem de despejo. A decisão ressalta que, em ocupações coletivas, especialmente quando há crianças e idosos, a remoção só pode ocorrer após a elaboração de um plano que minimize riscos e impactos sociais.

Fonte: NSC Total

Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.

Veja também

Vazamento de ácido sulfúrico mobiliza Corpo de Bombeiros e deixa um trabalhador ferido no Oeste

Segundo informações dos Bombeiros, cerca de 100 litros do produto químico vazaram, de um total de aproximadamente cinco mil litros em estoque.

Polícia Civil de Xaxim conclui investigação e indicia mulher por falso testemunho em audiência judicial

A investigação teve início após suspeita de que a mulher teria mentido em juízo em um processo criminal que outra mulher respondia por injúria racial

Motocicleta furtada é encontrada em residência e homem é detido por receptação em Xanxerê

No local, os policiais confirmaram que o veículo possuía registro de furto ocorrido em 5 de novembro de 2025

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.