A Prefeitura de Chapecó lançou, na manhã desta terça-feira (15), o programa Chapecó Inovadora, durante evento no Pollen Parque Científico e Tecnológico. A iniciativa tem como objetivo fortalecer o ecossistema de inovação do município, conectando o governo municipal com universidades, empresas, startups e a sociedade civil.
✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP
Segundo o prefeito João Rodrigues, o município já vem adotando ações de modernização, como a implantação do pensamento computacional na educação, a compra de sete mil chromebooks, a inauguração da Escola Cívica de Inovação e Tecnologia Eli Maria Bellani e a disponibilização de internet gratuita na Praça Coronel Bertaso. “Queremos ir além, unindo boas ideias que possam contribuir com a gestão pública, inovando para melhorar a vida das pessoas”, destacou o prefeito.
Durante o lançamento, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Márcio da Paixão Rodrigues, apresentou uma série de ações previstas no programa, voltadas à melhoria da governança e da qualidade de vida da população:
Centro de Referência e Inclusão para o Envelhecimento (CRIE): espaço para pesquisa e inovações voltadas aos idosos, dentro da Cidade do Idoso.
Projeto Mentes Digitais 60+: inclusão digital para a terceira idade.
Decreto nº 49.948: estabelece a criação do Roteiro de Inovação como instrumento da Política Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Observatório de Indicadores de Chapecó: monitoramento de dados para orientar políticas públicas.
Semana Municipal de Inovação: evento para promover iniciativas inovadoras.
Jornada Inovadora e IA para Negócios: capacitações para aumentar a produtividade com uso da inteligência artificial.
IA para Pequenos Negócios: foco em empresas tradicionais, promovendo inovação.
Programa Chapecó com Elas: será lançado em 8 de maio, voltado ao empreendedorismo feminino.
Conecta UP Chapecó: ações inovadoras na gestão pública, com participação da sociedade.
Atualização da Lei de Inovação e elaboração do Plano Municipal de Inovação.
A iniciativa foi elogiada por lideranças locais. O presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Cesar Bortolini, classificou o programa como um marco para Chapecó. O presidente do Centro Empresarial de Chapecó, Carlos Klaus, destacou o potencial da proposta para geração de empregos, renda e avanço tecnológico.
Já o reitor da Unochapecó, Claudio Jacoski, representante do Pollen Parque, ressaltou que o programa “vai render muitos frutos”. O vereador Wilson Cidrão, em nome da Câmara de Vereadores, afirmou que o legislativo está alinhado com iniciativas que promovem o desenvolvimento da cidade.
A diretora de Modernização Administrativa, Kátia Bertol, também reforçou que as ações estão em sintonia com o conceito de cidades inteligentes.
O evento contou com a participação de mais de 150 pessoas, entre membros do secretariado municipal, representantes de empresas de tecnologia, universidades, centros de pesquisa e sociedade civil.
Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.