A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou nesta quarta-feira (14) o laudo técnico sobre o grave acidente registrado no dia 6 de abril de 2025, no km 233,7 da BR-101, em Palhoça (SC), trecho conhecido como Morro dos Cavalos. O relatório confirma que o acidente foi provocado pela perda de controle de um caminhão que transportava combustível inflamável, resultando em sete pessoas feridas, 25 veículos danificados e uma interdição total da rodovia por quase 16 horas.
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O acidente aconteceu por volta das 13h37 de um domingo e envolveu o caminhão-trator IVECO/Stralis 600S44T, que seguia no sentido Florianópolis–Porto Alegre. De acordo com o laudo, o veículo perdeu o controle logo após passar por um redutor de velocidade, colidiu com a barreira lateral e, em seguida, com o canteiro central da pista. Tombado, o caminhão espalhou combustível sobre a rodovia, iniciando um incêndio de grandes proporções.
As chamas se alastraram rapidamente e atingiram veículos que estavam parados no sentido contrário (sul–norte), aguardando liberação após um acidente anterior no km 232. O Renault Clio foi o primeiro veículo a parar sobre o combustível em chamas, seguido por outros, totalizando 24 veículos atingidos pelo fogo.
A velocidade do caminhão no momento da colisão era de 57 km/h, dentro do limite de 60 km/h estabelecido pela lombada eletrônica do local. Ainda assim, o laudo aponta como causa do acidente a perda de controle da direção por parte do condutor. A PRF descartou a hipótese de embriaguez, com teste do bafômetro dando negativo. O cronotacógrafo do caminhão foi destruído pelas chamas, impedindo a análise de dados mais precisos.
A operação de resgate envolveu o Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Polícia Militar, SAMU, Instituto do Meio Ambiente (IMA), Secretaria de Obras de Palhoça e a empresa AMBIPAR. Os ocupantes do caminhão foram socorridos inicialmente por populares e levados à UPA Sul de Palhoça, sendo depois transferidos ao Hospital Regional de São José.
A rodovia foi totalmente interditada às 13h38 do domingo e só teve o tráfego restabelecido às 5h05 da manhã da segunda-feira (7). Foi necessário remover parte das barreiras de concreto do canteiro central para permitir o acesso dos veículos de emergência.
O laudo também identificou irregularidades na operação do caminhão, que transportava produto perigoso com uma passageira não autorizada, em desacordo com a Resolução 5998/2022 da ANTT. Além disso, a empresa AMBIPAR, responsável por atendimento a emergências ambientais, demorou mais de quatro horas para chegar ao local e estava sem os equipamentos adequados, o que comprometeu o controle da situação.
As cargas dos caminhões V7, V8 e V11 também foram atingidas. As de V7 e V11 foram completamente destruídas, enquanto parte da carga de V8 foi salva. O restante do combustível foi transbordado com o auxílio de outro caminhão-tanque.
Imagens e vídeos do acidente, captados pelas câmeras da concessionária que administra o trecho, farão parte do processo administrativo SEI 08666.016714/2025-84. A PRF ressaltou a complexidade da ocorrência e seu impacto na principal rodovia do litoral catarinense.
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