A escritora Valéria Aparecida Andrade apresentou o livro “Attraversiamo” durante a 28ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, realizada no Distrito Anhembi. A obra nasceu de uma experiência pessoal marcada por perdas, fé, superação e reconstrução.
✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP
O próprio título do livro carrega o conceito central da obra. “Attraversiamo”, palavra italiana que significa “vamos atravessar juntos”, representa a proposta de transformar momentos difíceis em uma caminhada de aprendizado e recomeço.
Na sinopse, Valéria explica que o livro surgiu a partir de uma experiência real vivida durante a pandemia de Covid-19, período em que enfrentou a perda dos pais e acompanhou a recuperação do marido, que também ficou em estado grave.
Segundo a autora, o processo foi marcado por medos, inseguranças e incertezas, mas também pela fé e pelo amor, especialmente pela memória e pelos ensinamentos deixados pelos pais.
A obra propõe uma jornada dividida em dez etapas, passando pelo reconhecimento do momento vivido, enfrentamento dos desafios, desapego e reconstrução, até a chegada a uma nova margem. O livro também apresenta histórias, exercícios práticos e frases-manta pensadas como ferramentas de reflexão ao longo dessa trajetória.
Uma história transformada em livro
No material de apresentação da obra, Valéria afirma que o livro não foi escrito apenas a partir da observação da dor, mas por alguém que viveu a própria travessia e encontrou significado nela.
“Toda travessia deixa marcas na nossa história”, resume a autora em uma das mensagens que acompanham a obra.
Além de escritora, Valéria atua como consultora empresarial e palestrante. O livro representa, segundo ela, uma forma de transformar uma experiência pessoal em algo que possa contribuir para outras pessoas que também enfrentam suas próprias travessias.
A 28ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo foi realizada de 4 a 13 de setembro de 2026, no Distrito Anhembi, e recebeu 760 mil visitantes, segundo a organização do evento.
“Attraversar é viver. Attraversiamo.” é a frase que resume a proposta da obra de Valéria Aparecida Andrade.
Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.