A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Repressão às Drogas da DEIC, com apoio do SAER-Fron, deflagrou nesta sexta-feira (5) a Operação Nevoeiro, voltada ao combate ao tráfico interestadual de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro.
✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP
O líder da associação criminosa foi preso preventivamente dentro de um avião no aeroporto de Guarulhos/SP, em ação conjunta com a Polícia Federal. A investigação apontou que ele era o responsável pela logística e pagamentos do transporte das 10 toneladas de maconha apreendidas em Joaçaba, no dia 13 de junho de 2025.
Resultados da operação
Um mandado de prisão preventiva cumprido
12 mandados de busca e apreensão
Bloqueio judicial de valores até R$ 25 milhões em contas dos investigados e de empresas ligadas a eles
Apreensão de celulares, dinheiro em espécie e quatro veículos
As ações foram realizadas simultaneamente em Guarulhos/SP, Xanxerê, Chapecó, Ponte Serrada e Faxinal dos Guedes.
Empresas investigadas
Quatro empresas foram alvo das medidas judiciais, incluindo postos de combustíveis e transportadoras em Xanxerê e Faxinal dos Guedes, além de um bar sertanejo em Chapecó inaugurado recentemente. Segundo a polícia, esses estabelecimentos tinham finalidade simulada para ocultar patrimônio e movimentar valores do narcotráfico.
Apoio operacional
A operação contou com o apoio do Serviço Aeropolicial de Fronteira (SAER-Fron) e de diversas unidades da Polícia Civil, entre elas: DRAS/DEIC, DIC de Chapecó, DIC de Xanxerê, DPCO de Ponte Serrada, DPCO de Coronel Freitas, DPMU de Faxinal dos Guedes, Delegacia Regional de Chapecó, além da Polícia Federal de Guarulhos.
Investigações anteriores
Outros cinco investigados já haviam sido presos e denunciados pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico, por ligação direta com a carga de drogas apreendida em junho.
A Operação Nevoeiro é considerada mais um passo no desmantelamento das redes criminosas que atuam no tráfico de drogas em nível interestadual, reforçando o compromisso das autoridades no combate ao crime organizado e à lavagem de capitais.
Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.