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Cotidiano

Meta anuncia que usuários poderão pagar para ter selo de verificado no Instagram

Valores serão de US$ 11,99 (cerca de R$ 62) mensais para usuários possam ter benefícios

Por: João Victor Araujo
20/02/2023 09h19 - Atualizado há 2 anos
Foto: Reprodução / Internet
Foto: Reprodução / Internet

A Meta, proprietária do Facebook e Instagram, vai lançar um serviço de assinatura paga a partir de US$ 11,99 (cerca de R$ 62) mensais para permitir que usuários verifiquem suas contas. O anúncio foi feito pelo CEO Mark Zuckerberg neste domingo (19), enquanto a gigante das redes sociais atravessa um difícil momento financeiro.

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“Esta nova função aumenta a autenticidade e a segurança de nossos serviços”, explicou Zuckerberg em publicações em suas contas no Facebook e no Instagram.

Nessas duas redes, os usuários receberão um selo mostrando que sua identidade foi verificada, bem como proteções para sua conta, acesso a atendimento ao cliente e mais visibilidade, disse um porta-voz da Meta.

O conteúdo dos criadores que assinarem o Meta Verified será distribuído mais amplamente e aparecerá no topo dos resultados de busca e das recomendações.

Para assinar o serviço, que ainda não está disponível para empresas, é preciso ser maior de 18 anos.

Aclamados por anunciantes, de grandes marcas a pequenas empresas, os titãs da internet Google e Meta rapidamente se tornaram os players dominantes do setor, com lucros de dezenas de bilhões de dólares a cada ano.

Mas em 2022, a Meta viu sua receita publicitária cair pela primeira vez desde que o grupo californiano abriu seu capital em 2012.

Somente o Facebook atingiu 2 bilhões de usuários ativos diariamente na plataforma. Mas entre a inflação que afeta os orçamentos dos anunciantes e a concorrência acirrada de aplicativos como o TikTok, esses usuários já não contribuem com tanta informação para a Meta como antes.

A empresa também está sofrendo muito com as mudanças regulatórias introduzidas pela Apple, que restringem a capacidade das redes sociais de coletar dados dos usuários para vender espaços publicitários ultra-segmentados.

Esses fatores já levaram outras redes, do Reddit ao Snapchat, a lançar planos pagos.

Adquirido por Elon Musk em outubro, o Twitter habilitou o Blue, uma assinatura para que os usuários possam autenticar suas contas, ter seus tweets exibidos com prioridade e ver menos anúncios, entre outros benefícios.

Blue e Meta Verified não têm o mesmo preço caso a assinatura seja contratada na web ou no aplicativo móvel, devido às comissões cobradas pela Apple nos iPhones e pelo Google nos smartphones com Android.

Os usuários pagarão US$ 11,99 por mês pelo Meta Verified na web ou US$ 14,99 por mês nos sistemas operacionais iOS ou Android.

A Meta implementou um plano de demissões em massa ano passado, cortando 13% de sua força de trabalho, e Zuckerberg indicou no início deste mês que queria menos gerentes em “níveis médios”.

O ano de 2023 será o ano da “eficiência”, prometeu, mensagem bem recebida pelos investidores da bolsa.

Com informações ND+

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