Digite no mínimo 3 caracteres!
Geral

Microexplosão deixa dois mortos e causa destruição no Oeste de SC

Fenômeno, que provoca ventos extremamente fortes com rajadas entre 80 e 100 km/h, causou duas mortes

Por: Canal Ideal
09/05/2025 20h36 - Atualizado há 4 meses
Foto: Defesa Civil
Foto: Defesa Civil

A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou, na tarde desta sexta-feira (9), a ocorrência de uma microexplosão atmosférica — também conhecida como downburst — no município de Itapiranga, no Oeste do Estado. O fenômeno, que provoca ventos extremamente fortes com rajadas entre 80 e 100 km/h, causou duas mortes e uma série de danos em diversas cidades da região.

✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP 

As vítimas fatais foram atingidas por árvores derrubadas pelos ventos. O primeiro óbito foi registrado em Palmitos, e o segundo na divisa entre Palmitos e Caibi. Equipes da Polícia Científica, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros atenderam as ocorrências. O segundo caso ainda está sendo formalizado, pois há dúvida sobre qual município fará o registro oficial.

Além das mortes, o temporal causou destelhamentos, queda de árvores, interdição de estradas e interrupção no fornecimento de energia elétrica em vários municípios.

Palmitos foi o município mais atingido

Em Palmitos, 893 residências ficaram sem energia. A cidade registrou queda de árvores, destelhamentos e bloqueio de vias nas comunidades de Linha Passarinhos, Linha São Brás, Nova Brasília, Linha da Gruta e Linha Toniolli, além da interdição da BR-158. Autoridades locais discutem a possibilidade de decretar situação de emergência.

Outras cidades também foram afetadas

Em Maravilha, mais de 2.700 casas ficaram sem energia. Houve também quedas de árvores e interdições na BR-282, próximo ao Acampaz. Já em Caibi, 14 casas foram destelhadas e 16 pessoas ficaram desalojadas, especialmente na comunidade de Linha Beira Rio.

Na cidade de Mondaí, parte do muro do ginásio da Escola Gessy Spier Averbeck desabou com a força dos ventos, deixando seis crianças feridas, que foram encaminhadas ao hospital.

Municípios como Cunha Porã, Cunhataí, Iraceminha, Romelândia, Santa Terezinha do Progresso, Modelo e São Miguel da Boa Vista também registraram quedas de galhos, danos estruturais e problemas na rede elétrica.

Defesa Civil em alerta

Em nota oficial, a Defesa Civil estadual informou que continua em campo com equipes de resposta e monitoramento, e que segue prestando apoio às cidades atingidas. A população foi orientada a evitar áreas de risco, especialmente durante rajadas de vento e temporais. As informações são do NSC Total.

“A Defesa Civil estadual permanece em alerta e orienta que a população evite áreas de risco e siga as recomendações dos órgãos oficiais”, afirmou o órgão.

Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.

Veja também

Bombeiros controlam princípio de incêndio em sala de festas de condomínio em Xanxerê

Forno com alimento em chamas mobilizou guarnição na manhã deste sábado

Gato é resgatado após ficar dois dias preso em árvore em Pinhalzinho

O animal encontrava-se na extremidade dos galhos, o que dificultou o alcance direto da guarnição;

Polícia Militar Rodoviária e Receita Federal apreendem 4 mil maços de cigarros contrabandeados em São Domingos

Homem de 51 anos foi preso em flagrante transportando carga em veículo na SC-480;

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.