Digite no mínimo 3 caracteres!
Comunidade

Ministério Público determina que Jóquei Clube Xanxerense desocupe espaço da Hípica, no Bairro dos Esportes

O local está abandonado, com pessoas e animais vivendo no local em situação precária

Por: Alessandra de Oliveira
08/12/2023 11h52 - Atualizado há 2 meses
(Imagem: Google Maps)
(Imagem: Google Maps)

Durante a manhã desta sexta-feira (08), o promotor de Justiça do Ministério Público, Marcos Augusto Brandalise, em entrevista no programa Rádio Café, da Rádio Princesa, falou sobre a determinação judicial de retirada do Jóquei Clube Xanxerense da Hípica no Bairro dos Esportes. 

✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP

De acordo com o promotor, a situação está tão preocupante, que foi necessária a intervenção judicial. A hípica é um bem público, de 56 mil m² praticamente no centro de Xanxerê e não está sendo utilizada para o fim que foi destinada. 

- A área é ociosa, ela não atende à finalidade da destinação. [...] Em 1962, quando foi feita a doação dessa área, foi uma doação com a condição de que eles realizassem uma atividade esportiva, e nos últimos 40 anos, o que a gente tem visto, é que não tem acontecido nada. Não tem projeto preventivo a incêndio, não tem esgoto, tem ratos, crianças vivendo com fezes, é um absurdo o que está acontecendo naquele local - comenta Marcos durante a entrevista. 

Além das pessoas que estão no local estarem vivendo em situação precária, os animais também vivem em situação de calamidade. 

Conforme Marcos, a CIDASC apurou que há animais em situação de maus-tratos no local e nenhum dos animais (cavalos) estão cadastrados com proprietários de Xanxerê. Ainda, de acordo com o promotor, 40 baias estão sem animais, sendo utilizadas como depósito.

O espaço, que não é utilizado por moradores de Xanxerê, está com inúmeras irregularidades. Além disso, foi registrado no local o crime de maus-tratos, por conta da situação precária em que os animais se encontram no local.

- Quando nós tomamos conhecimento, fizemos uma força-tarefa que não foi só do Ministério Público, mas esteve junto a CIDASC, Departamento de Obras, Departamento de Epidemiológico [..]. Uma série de entidades estiveram juntas realizando laudos. Todas encontraram irregularidades – destaca.

Algumas fotos anexadas aos autos do processo foram divulgadas.

Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.

Veja também

Show infantil encanta crianças durante a ExpoFemi 2024

Confira as fotos da tarde desta terça (27), que foi de entretenimento para os pequenos

VÍDEO: governadora em exercício marca presença na abertura oficial da ExpoFemi 2024

Abertura aconteceu na noite deste sábado (24) e contou com a presença de autoridades

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.