Digite no mínimo 3 caracteres!
Comunidade

Ministério Público determina que Jóquei Clube Xanxerense desocupe espaço da Hípica, no Bairro dos Esportes

O local está abandonado, com pessoas e animais vivendo no local em situação precária

Por: Alessandra de Oliveira
08/12/2023 11h52 - Atualizado há 2 anos
(Imagem: Google Maps)
(Imagem: Google Maps)

Durante a manhã desta sexta-feira (08), o promotor de Justiça do Ministério Público, Marcos Augusto Brandalise, em entrevista no programa Rádio Café, da Rádio Princesa, falou sobre a determinação judicial de retirada do Jóquei Clube Xanxerense da Hípica no Bairro dos Esportes. 

✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP

De acordo com o promotor, a situação está tão preocupante, que foi necessária a intervenção judicial. A hípica é um bem público, de 56 mil m² praticamente no centro de Xanxerê e não está sendo utilizada para o fim que foi destinada. 

- A área é ociosa, ela não atende à finalidade da destinação. [...] Em 1962, quando foi feita a doação dessa área, foi uma doação com a condição de que eles realizassem uma atividade esportiva, e nos últimos 40 anos, o que a gente tem visto, é que não tem acontecido nada. Não tem projeto preventivo a incêndio, não tem esgoto, tem ratos, crianças vivendo com fezes, é um absurdo o que está acontecendo naquele local - comenta Marcos durante a entrevista. 

Além das pessoas que estão no local estarem vivendo em situação precária, os animais também vivem em situação de calamidade. 

Conforme Marcos, a CIDASC apurou que há animais em situação de maus-tratos no local e nenhum dos animais (cavalos) estão cadastrados com proprietários de Xanxerê. Ainda, de acordo com o promotor, 40 baias estão sem animais, sendo utilizadas como depósito.

O espaço, que não é utilizado por moradores de Xanxerê, está com inúmeras irregularidades. Além disso, foi registrado no local o crime de maus-tratos, por conta da situação precária em que os animais se encontram no local.

- Quando nós tomamos conhecimento, fizemos uma força-tarefa que não foi só do Ministério Público, mas esteve junto a CIDASC, Departamento de Obras, Departamento de Epidemiológico [..]. Uma série de entidades estiveram juntas realizando laudos. Todas encontraram irregularidades – destaca.

Algumas fotos anexadas aos autos do processo foram divulgadas.

Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.

Veja também

VÍDEO: família faz campanha para arrecadar valor de cirurgia de urgência para criança com malformação rara

O tempo está correndo e cada dia de espera é mais um dia de dor para o Joaquim.

Ipuaçu: sombra do agroglifo volta a aparecer em lavoura de soja

Após o agroglifo registrado em novembro do ano passado em uma plantação de trigo, um novo detalhe volta a chamar atenção em Ipuaçu.

Vazamento oculto na rede de água compromete abastecimento em Xanxerê

Foram afetados os bairros João Winckler, Maria Winckler, Frederico Ferronato, São Jorge, Castelo Branco.

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.