Digite no mínimo 3 caracteres!
Justiça

Ministério Público investiga escola de gastronomia por irregularidades contratuais em SC

Até o momento, 11 consumidores apresentaram documentos e relatos detalhados à 7ª Promotoria de Justiça

Por: Canal Ideal
09/04/2025 17h26 - Atualizado há um semana
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) está investigando possíveis irregularidades cometidas pela Chef Gourmet Escola de Gastronomia em Jaraguá do Sul. A 7ª Promotoria de Justiça da Comarca instaurou o Inquérito Civil Público nº 06.2023.00004448-5 após receber diversas denúncias de consumidores sobre falhas contratuais e problemas no cumprimento dos cursos oferecidos.

✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP 

Segundo o MPSC, a escola é suspeita de não reembolsar os valores pagos por alunos que solicitaram o cancelamento dos cursos em razão de atrasos e mudanças nas datas das aulas. As reclamações também indicam falta de transparência e descaso por parte da empresa na resolução das demandas dos clientes.

As investigações apontam que a Chef Gourmet encerrou suas atividades no dia 18 de dezembro de 2024, mas o local segue operando com o nome de Cheff Instituto Gastronômico Ltda., com os mesmos proprietários e no mesmo endereço. Para o Ministério Público, essa mudança pode caracterizar uma tentativa de driblar responsabilidades contratuais, transferindo-as a uma nova razão social.

Até o momento, 11 consumidores apresentaram documentos e relatos detalhados à 7ª Promotoria de Justiça, reforçando as suspeitas de má conduta por parte da empresa. O Procon de Jaraguá do Sul também contribuiu com informações, destacando a ausência dos sócios da escola nas audiências de mediação.

O promotor de Justiça Rafael Meira Luz, responsável pelo caso, afirmou que a possível sucessão empresarial será investigada com rigor:
“A sucessão entre Chef Gourmet e Cheff Instituto Gastronômico pode evidenciar uma tentativa de fugir das responsabilidades contratuais. Nosso objetivo é garantir que todos os consumidores lesados sejam devidamente ressarcidos.”

O MPSC solicita que todos os consumidores afetados encaminhem documentos relacionados aos cursos contratados para a sede da 7ª Promotoria de Justiça de Jaraguá do Sul, localizada na Rua Walter Marquardt, nº 110, Edifício Jádel da Silva, Sala 204, no bairro Vila Nova.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (47) 3270-3430 ou pelo e-mail jaraguadosul07pj@mpsc.mp.br.

Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.

Veja também

Colisão entre três veículos mobiliza bombeiros na BR-282 em Ponte Serrada

Apesar do susto e dos danos materiais, ninguém se feriu

Acidente de trabalho deixa um morto e um ferido em obra na BR-470

As circunstâncias do acidente estão sendo investigadas

Idoso morre após cair de andaime enquanto trabalhava em residência em Chapecó

Familiares informaram que ele não utilizava equipamentos de segurança

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.