Faleceu nesta terça-feira (13/5), aos 89 anos, José “Pepe” Mujica, ex-presidente do Uruguai. Ele enfrentava um câncer de esôfago, diagnosticado em 2024, que se espalhou pelo corpo. Em janeiro de 2025, Mujica havia anunciado que não seguiria com tratamentos agressivos, devido à idade avançada e ao estado debilitado de saúde.
✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP
“Apenas peço que me deixem em paz. Meu ciclo já terminou. Sinceramente, estou morrendo. E o guerreiro tem direito ao seu descanso”, declarou à época em entrevista ao jornal uruguaio Búsqueda.
Mujica foi presidente do Uruguai entre 2010 e 2015, mas sua trajetória vai além do cargo. Militante histórico, enfrentou a ditadura uruguaia nas décadas de 1970 e 1980, sendo preso quatro vezes e sobrevivendo a seis tiros. Com uma vida marcada pela simplicidade e ideais progressistas, ele se tornou uma das figuras mais admiradas da política latino-americana.
Durante seu governo, o Uruguai aprovou legislações pioneiras, como a descriminalização do aborto e o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Mujica também foi responsável por avanços sociais significativos, como a redução da pobreza e do desemprego.
Conhecido por seu estilo de vida austero, morando em um sítio nos arredores de Montevidéu e abrindo mão de luxos, Mujica dizia que a verdadeira liberdade está em ter tempo para viver. “Ocupamos o templo com o deus mercado que nos financia em parcelas e cartões a aparência de felicidade”, disse certa vez.
Sua história inspirou livros, entrevistas e o documentário El Pepe, Uma Vida Suprema, dirigido pelo cineasta Emir Kusturica, premiado no Festival de Veneza.
Mujica deixa um legado de luta por justiça social, respeito à natureza e defesa da democracia. Uma referência ética e política para o continente, especialmente para a esquerda latino-americana, ele será lembrado como “simplesmente humano”, como sugere uma das biografias que retratam sua vida. As informações são do Metrópoles.
Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.