Digite no mínimo 3 caracteres!
Justiça

MPSC investiga poluição visual causada por cabos irregulares em postes de energia em Chapecó

Empresas de telecomunicação terão 15 dias para prestar esclarecimentos sobre irregularidades na instalação de cabos na rede elétrica da cidade

Por: Canal Ideal
22/05/2025 19h06 - Atualizado há 6 horas
Foto: MPSC
Foto: MPSC

A 5ª Promotoria de Justiça da Comarca de Chapecó, com atuação na área de defesa do consumidor, instaurou uma investigação para apurar a poluição visual provocada pela instalação irregular de cabos de telecomunicação em postes da rede elétrica do município. Segundo o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), empresas suspeitas de deixar cabos inativos e materiais abandonados serão notificadas e terão 15 dias para apresentar esclarecimentos.

✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP 

Além das notificações, o MPSC exigiu que as empresas informem se possuem protocolos de controle e retirada de cabos inativos, se suas instalações possuem identificação visível e também que apresentem um mapa das áreas de atuação em Chapecó.

O Promotor de Justiça Alessandro Rodrigo Argenta explica que o procedimento foi iniciado em março, diante da notória degradação da paisagem urbana e dos riscos à segurança pública provocados pelo acúmulo de fios desordenados. Segundo ele, a situação pode configurar infrações aos direitos do consumidor, conforme os artigos 14, 17 e 29 do Código de Defesa do Consumidor. “Além da questão ambiental, há um dano coletivo evidente que exige providências imediatas”, afirmou.

Em diligência preliminar, ofícios foram enviados à Celesc e à Prefeitura de Chapecó solicitando informações sobre a fiscalização das ocupações nos postes. A Celesc confirmou que há empresas operando sem aprovação de projeto ou contrato formal, e que redes clandestinas são removidas assim que detectadas.

O MPSC pretende, além de responsabilizar os infratores, construir soluções em conjunto com as empresas, alinhadas às diretrizes em discussão pela ANEEL e pela ANATEL, para promover a organização e limpeza das redes aéreas.

A investigação reforça a importância da ordem urbana, da segurança da população e do respeito ao direito dos consumidores.

Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.

Veja também

Consumo de café despenca 16% em abril e indústria aponta alta nos preços como principal causa

Segundo a Abic, a alta nos preços é a principal explicação para o recuo

Homem que matou amigo durante discussão é condenado a 12 anos de prisão em SC

O julgamento ocorreu no Fórum de Lages sob a condução do Tribunal do Júri

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.