Digite no mínimo 3 caracteres!
Economia

Consumo de café despenca 16% em abril e indústria aponta alta nos preços como principal causa

Segundo a Abic, a alta nos preços é a principal explicação para o recuo

Por: Canal Ideal
22/05/2025 20h21 - Atualizado há 10 horas
Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

A Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) divulgou nesta quinta-feira (22), em São Paulo, que o consumo de café no Brasil registrou uma queda acentuada em abril de 2025. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a retração foi de 15,96% nas vendas de sacas, o pior desempenho do ano até agora.

✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP 

No acumulado do primeiro quadrimestre de 2025, o país comercializou 4.753.766 sacas, uma queda de 5,13% em relação às 5.010.580 sacas vendidas entre janeiro e abril de 2024.

Apesar de janeiro e fevereiro apresentarem crescimento tímido nas vendas — com alta de 1,26% e 0,89%, respectivamente —, os dados de março (-4,87%) e abril revelam uma tendência de retração no consumo.

Segundo a Abic, a alta nos preços é a principal explicação para o recuo. De acordo com o IBGE, o preço do café no país subiu impressionantes 80% entre abril de 2024 e abril de 2025. A escalada nos custos está ligada a fatores como:

  • Eventos climáticos que afetaram plantações;
  • Aumento do consumo global;
  • Entrada da China no mercado mundial de café, pressionando a oferta.

O impacto é particularmente sentido no varejo, segmento que representa entre 73% e 78% do consumo interno, conforme a Abic. A entidade destaca que o cenário é desafiador para a indústria, especialmente para pequenas torrefações e cafeterias artesanais, que lidam com custos mais elevados e margens menores.

A expectativa do setor é que os preços possam se estabilizar com a chegada da nova safra e com a normalização das condições climáticas, o que ajudaria a frear a queda do consumo no segundo semestre. As informações são da Agência Brasil.

Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.

Veja também

MPSC investiga poluição visual causada por cabos irregulares em postes de energia em Chapecó

Empresas de telecomunicação terão 15 dias para prestar esclarecimentos sobre irregularidades na instalação de cabos na rede elétrica da cidade

VÍDEO: Estamos nas ruas da cidade e na tela do seu celular

Levamos informação com credibilidade e agilidade.

Microexplosão com ventos acima de 100 km/h devasta São Miguel do Oeste; Município vai decretar estado de emergência

A força dos ventos deixou danos significativos na infraestrutura pública especialmente em escolas e órgãos municipais

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.