Digite no mínimo 3 caracteres!
Justiça

MPSC recomenda exoneração de três servidores por irregularidades em município do Oeste

Cargos envolvem suspeita de nepotismo, falta de qualificação técnica e idade abaixo do mínimo exigido

Por: Canal Ideal
10/06/2025 17h13 - Atualizado há 3 semanas
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) recomendou a exoneração de três agentes públicos da Prefeitura de Pinheiro Preto por irregularidades em suas nomeações. As recomendações foram emitidas nesta sexta-feira (6) pela Promotoria de Justiça da Comarca de Tangará, que identificou práticas que ferem os princípios da administração pública previstos no artigo 37 da Constituição Federal.

✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP 

O caso mais grave envolve o atual Secretário de Transportes, Obras, Serviços Públicos e Desenvolvimento Urbano, que é cunhado do prefeito. A nomeação foi considerada nepotismo, prática proibida pela Súmula Vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal (STF), além da ausência de qualificação técnica para o cargo.

Outra nomeação questionada é a do Diretor de Informática e Transparência, que teria assumido o cargo após a redução da idade mínima exigida por meio de alteração na Lei Orgânica Municipal — medida que o MPSC considera uma manobra para acomodar apadrinhados políticos.

O terceiro caso envolve a Diretora de Turismo e Cultura, que, segundo o MPSC, não possui formação superior em áreas relacionadas ao cargo. Ela também foi nomeada após uma mudança legislativa que flexibilizou os critérios técnicos para a função.

A Promotora de Justiça Thayse Göedert Pauli deu prazo de 10 dias úteis para que o Prefeito acate as recomendações. Caso contrário, o Ministério Público poderá ingressar com ações civis públicas para obter as exonerações via Poder Judiciário.

“O zelo aos princípios da moralidade administrativa deve ser permanente. O Ministério Público de Santa Catarina não admite favorecimentos ou nomeações políticas que desconsiderem critérios técnicos e legais”, afirmou a Promotora.

O MPSC reforça que sua atuação busca garantir a legalidade, impessoalidade e eficiência na administração pública e que medidas semelhantes continuarão sendo adotadas em outras cidades sempre que houver indícios de irregularidades.

NOTA OFICIAL

A Prefeitura Municipal de Pinheiro Preto, por meio do Prefeito Professor Mauro, informa que atendeu integralmente à recomendação expedida pelo Ministério Público de Santa Catarina, por intermédio da Promotora de Justiça da Comarca de Tangará, Thayse Göedert Pauli.

Nesta terça-feira, 10 de junho de 2025, foram exonerados os três agentes públicos cujas nomeações, segundo a recomendação ministerial, não atendiam aos requisitos legais exigidos para o exercício dos respectivos cargos.

Reafirmamos o compromisso da Administração Municipal com os princípios da legalidade, da transparência e da eficiência na gestão pública. A pronta adoção das medidas recomendadas demonstra o respeito da Prefeitura às instituições e ao ordenamento jurídico vigente.

Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.

Veja também

Polícia Civil de Santa Catarina deflagra a segunda fase da Operação Gênesis

A operação visa prender os integrantes de associação especializada no tráfico interestadual de drogas e reprimir a lavagem de dinheiro.

PRF apreende mais de 350 quilos de maconha em duas ocorrências no Oeste catarinense

Duas ações distintas no mesmo dia resultaram na prisão de três pessoas e na apreensão de dois veículos

Incêndio atinge alojamento de funcionários na BR-163 em município do Oeste

Galpão usado por trabalhadores da obra pegou fogo na madrugada; ninguém se feriu

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.