Museu de Chapecó recebe intervenção artística em homenagem a povos indígenas
Exposição "minimonumento" é uma criação do artista plástico Silfarlem Oliveira
Por: Canal Ideal
22/09/2021 13h14 - Atualizado há 3 anos
Foto: Prefeitura de Chapecó
O Museu de História da Arte de Chapecó recebeu nesta quarta-feira (22), a exposição/intervenção "minimonumento" do artista plástico Silfarlem Oliveira. A obra é uma homenagem à presença e memória dos povos indígenas guarani, kaingang e xokleng, em Santa Catarina e ficará exposta na entrada do museu.
A intervenção acontece em 11 municípios do Estado. O "minimonumento traz um frasco da solução de limpeza corporal anticolonial Água De Colonial Caldas Dos Bororenos. A intervenção é uma reflexão sobre a existência dos povos indígenas no continente desde antes da chegada dos europeus e também uma crítica ao impacto da colonização nos povos indígenas. O líquido do frasco foi batizado com o nome de Caldas Dos Bororenos em homenagem aos povos indígenas que viviam na região da Serra Do Tabuleiro e utilizavam as águas termais do Rio Cubatão.
O Cacique da Aldeia Kondá, Valdir Sales do Nascimento acompanhou a inauguração da obra ao lado do artista plástico.
Sobre o artista
Silfarlem Oliveira, artista propositor e caixeiro viajante, é doutor em Artes Visuais pela UDESC. Artista e pesquisador, pauta suas obras pela aproximação e tensionamento entre arte, cultura e ação política. Também integra, como pesquisador a equipe da Sala De Escuta/Sala De Leitura ligada ao grupo de pesquisa proposições artísticas contemporâneas e seus processos experimentais (UDESC).
Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.