Mesmo diante das fortes chuvas que voltaram a atingir o Rio Grande do Sul desde o último fim de semana, o governador Eduardo Leite afirmou nesta quarta-feira (18) que o estado está mais preparado para lidar com os efeitos das intempéries e que, até o momento, não há indícios de que a tragédia de 2024 vá se repetir.
✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP
Em pronunciamento por vídeo divulgado nas redes sociais, Leite reconheceu que a situação em algumas localidades já é crítica — com registros de duas mortes, uma pessoa desaparecida e danos em 58 municípios — mas procurou tranquilizar a população. “Tem muitas situações pontuais, críticas, que a gente já está enfrentando, mas, até aqui, as informações não dão conta de qualquer coisa parecida com o que o estado vivenciou no ano passado”, afirmou.
Em 2024, as chuvas extremas deixaram 184 mortos e 25 desaparecidos no estado, sendo consideradas uma das maiores tragédias climáticas da história do Rio Grande do Sul. Na atual situação, algumas regiões do noroeste já registraram acúmulo de até 350 milímetros de chuva, e a previsão indica que deve continuar chovendo nas próximas horas.
Apesar disso, Leite destacou que as chuvas de 2024 chegaram a ultrapassar 1.000 milímetros em várias áreas, de forma generalizada, especialmente nas cabeceiras dos rios, o que gerou enchentes de grandes proporções.
Segundo o governador, desde então o estado vem se preparando melhor para enfrentar eventos extremos. “Reforçamos equipes da Defesa Civil, dos bombeiros e da Brigada Militar com equipamentos e estrutura. Isso ajuda a dar uma resposta mais eficiente para situações como essa”, destacou.
Ele também alertou para a elevação dos rios Taquari e Caí, com registros de transbordamento já nesta quarta-feira (18) em pontos próximos a Lajeado e Estrela. O Vale do Caí também deve registrar inundações em algumas localidades nas próximas horas.
Leite ainda mencionou que parte dos transtornos enfrentados na Região Metropolitana de Porto Alegre está mais relacionada a falhas no sistema de drenagem urbana do que a enchentes de rios, e garantiu que o governo estadual está apoiando os municípios para viabilizar melhorias nesse aspecto.
De acordo com a Secretaria de Comunicação Social (Secom) do governo federal, cerca de R$ 111,6 bilhões foram destinados entre maio de 2024 e abril de 2025 para a recuperação e prevenção de desastres climáticos no Rio Grande do Sul. Deste valor, R$ 89 bilhões (80%) já foram executados em projetos estruturantes e emergenciais. As informações são da Agência Brasil.
Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.