Digite no mínimo 3 caracteres!
Polícia

Oliveiras centenárias são apreendidas pela Receita Federal em Santa Catarina

Árvores vinham da Argentina, com documentos fiscais falsos, e podem valer até R$ 100 mil cada.

Por: Redação
27/03/2025 20h01 - Atualizado há 3 dias
Foto: Receita Federal
Foto: Receita Federal

Equipes de vigilância e repressão da Receita Federal em Dionísio Cerqueira apreenderam, em ação conjunta com o BPFron, em Santo Antônio do Sudoeste, seis oliveiras centenárias. A ação ocorreu nesta quarta-feira (26), e as árvores eram provenientes da Argentina.

✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP 

O valor comercial das oliveiras pode chegar a 100 mil reais cada. O valor total da apreensão chegou a cerca de 800 mil reais, considerando o caminhão.

Os servidores observaram em um posto de combustível um caminhoneiro tratando com uma pessoa que estava em uma caminhonete com placas argentinas. Em acompanhamento, verificou-se que o veículo adentrou uma pedreira desativada na linha de fronteira, permanecendo no local por toda a tarde.

A equipe então solicitou ao BPFron que realizasse a abordagem caso avistasse o caminhão. Perto da meia-noite o caminhão foi interceptado, no trevo de acesso à cidade de Santo Antonio do Sudoeste, onde constatou-se que se tratava de oliveiras. A importação deste tipo de mercadoria sujeita-se à anuência do Mapa.

O motorista do caminhão apresentou uma nota fiscal com fortes indícios de inidoneidade, mencionando que o produto havia sido carregado na região metropolitana de Porto Alegre e tinha como destino a região metropolitana de Belo Horizonte.

Esta foi a segunda apreensão deste tipo neste ano e é fruto da cooperação entre a Receia Federal e as forças de segurança da região.

Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.

Veja também

Funcionário da Caixa é preso por desviar R$ 1 milhão em benefícios

A apuração identificou que o homem alterou os dados de mais de 400 clientes da Caixa

Porsche Turbo apreendida em operação da Polícia Federal fica exposta em Santa Catarina

Veículos de luxo na PF, personalizados com a identidade visual da instituição, não são utilizados em operações cotidianas

Incêndio destrói galpão de indústria metalúrgica no Oeste

O local foi isolado para confecção do informe pericial

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.