PF deflagra operação em cinco cidades de Santa Catarina contra o abuso sexual de crianças e adolescentes na Internet
Ao todo foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva.
Por: Alessandra de Oliveira
25/11/2025 08h19 - Atualizado há um hora
A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (25), a Operação CONATUS, que tem o objetivo de reprimir crimes praticados em ambiente virtual contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes. Na ação, a PF cumpre seis Mandados de Busca e Apreensão e um Mandado de prisão nas cidades de Governador Celso Ramos/SC, Biguaçu/SC, Joinville/SC, Lages/SC e Chapecó/SC.
As investigações apuram crimes ligados ao armazenamento, compartilhamento e divulgação de fotos e vídeos com cenas de abuso sexual envolvendo crianças e adolescentes, além de práticas como sextortion - quando criminosos chantageiam vítimas com a ameaça de divulgar imagens íntimas para obter dinheiro ou novos conteúdos, e grooming - que é o aliciamento virtual usado para ganhar a confiança de menores e induzi-los a enviar material íntimo ou até marcar encontros presenciais com as vítimas.
A Polícia Federal alerta pais e responsáveis sobre a importância de acompanhar e orientar o uso da internet por crianças e adolescentes, conversando abertamente sobre riscos e ensinando como agir diante de contatos inadequados em ambientes virtuais. Prevenção e informação são as ferramentas mais eficazes para garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes.
Relação de Mandados:
Mandados de busca e apreensão: 6 (Governador Celso Ramos/SC, Biguaçu/SC, Joinville/SC, Lages/SC e Chapecó/SC)
Mandados de prisão preventiva: 1 (Biguaçu/SC)
Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.
O caminhão transportava produtos perigosos de classe de risco 9, identificados pelo número ONU 3082;
Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.