Digite no mínimo 3 caracteres!
Polícia

Polícia Federal devolve artefatos históricos peruanos apreendidos em Santa Catarina

A apreensão ocorreu após investigação iniciada a partir de uma denúncia encaminhada pelo Ministério da Cultura do Peru

Por: Canal Ideal
09/04/2025 21h45 - Atualizado há um semana
Foto: Polícia Federal
Foto: Polícia Federal

A Polícia Federal realizou, na última terça-feira (8), a restituição de artefatos arqueológicos pertencentes ao patrimônio histórico-cultural do Peru. A entrega oficial das peças foi feita ao Cônsul Honorário do Peru em Santa Catarina, Luiz Henrique Costa Lima, na sede da Delegacia de Repressão aos Crimes contra o Meio Ambiente e Patrimônio Histórico, em Florianópolis.

✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP 

As relíquias, datadas do período pré-hispânico – com uma das peças mais antigas estimada entre os anos 700 e 900 d.C. – estavam sendo vendidas ilegalmente por meio de uma plataforma online. A apreensão ocorreu após investigação iniciada a partir de uma denúncia encaminhada pelo Ministério da Cultura do Peru.

O indivíduo responsável pela comercialização dos itens foi indiciado por receptação, conforme o artigo 180 do Código Penal Brasileiro. As peças agora passarão por trâmites legais e diplomáticos para serem repatriadas ao Peru, de acordo com acordos internacionais de proteção ao patrimônio cultural.

A ação reforça a atuação da Polícia Federal no combate ao tráfico de bens culturais e na preservação do patrimônio histórico, tanto nacional quanto internacional.

Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.

Veja também

Colisão entre três veículos mobiliza bombeiros na BR-282 em Ponte Serrada

Apesar do susto e dos danos materiais, ninguém se feriu

Acidente de trabalho deixa um morto e um ferido em obra na BR-470

As circunstâncias do acidente estão sendo investigadas

Idoso morre após cair de andaime enquanto trabalhava em residência em Chapecó

Familiares informaram que ele não utilizava equipamentos de segurança

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.