No fim da tarde da terça-feira (05), o desaparecimento de Antony Rissi de Lima, um menino com Transtorno do Espectro Autista (TEA), mobilizou amigos, familiares e a comunidade do município de Xanxerê. Segundo as primeiras informações, o menino teria saído da EMEB Nossa Senhora Aparecida por volta das 17h e não havia mais sido visto.
✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP
Pouco tempo depois, após grande mobilização da comunidade, o menino foi encontrado em segurança. Diante da informação de que o menino havia saído da escola sozinho, a Prefeitura de Xanxerê emitiu uma nota de esclarecimento sobre o caso.
A nota esclarece que o menino não saiu sozinho da escola, mas teria saído com o pai de um colega, que o levou sem comunicar a direção ou os pais do menino. Confira a nota completa:
“NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Secretaria de Educação de Xanxerê vem a público esclarecer os fatos ocorridos na tarde desta terça-feira (05/08), relacionados à saída de um aluno da unidade escolar.
De acordo com as informações apuradas, o pai de um colega de Antony, que frequentemente levava seu filho e o colega Antony para brincarem juntos após as aulas, foi até a escola buscar as crianças. No entanto, ao retirar Antony, não comunicou a equipe da escola, como prevê o protocolo de segurança.
Posteriormente, o pai de Antony foi até a escola para buscá-lo e, ao não encontrá-lo, iniciou uma busca imediata, inclusive dirigindo-se à residência de colega. Como a casa estava fechada e sem contato telefônico disponível naquele momento — visto que a mãe do colega se encontrava em consulta médica — a preocupação se intensificou.
Somente após o término da consulta, a mãe do colega tomou conhecimento da situação, ao receber diversas ligações da mãe de Antony. Ao entrar em contato com seu esposo, obteve a confirmação de que Antony estava em segurança, em sua residência. Em seguida, entrou em contato a direção da escola para relatar o ocorrido e apresentar suas desculpas.
Reforçamos que a segurança dos alunos é prioridade absoluta da EMEB Nossa Senhora Aparecida e de todas as unidades escolares do município, e contamos com a colaboração das famílias para que qualquer alteração na rotina de saída das crianças seja devidamente comunicada à escola. Esse procedimento é fundamental para assegurar a integridade e o bem-estar de todos os nossos alunos.
A situação foi esclarecida entre as partes e, felizmente, terminou sem maiores consequências. A Secretaria de Educação de Xanxerê segue à disposição para outros esclarecimentos”.
Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.