Digite no mínimo 3 caracteres!
Agro

Primeira propriedade rural de Abelardo Luz é certificada no Cadastur

Atualmente, 22 empresas de Abelardo Luz já estão cadastradas no sistema. 

Por: Alessandra de Oliveira
16/12/2025 13h37 - Atualizado há 16 horas
Primeira propriedade rural de Abelardo Luz é certificada no Cadastur

A proprietária do Sítio dos Tucanos/Museu Cosas Nostras, localizado na comunidade de Passo das Antas, Neusa Gotardo, recebeu o certificado de formalização no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). O empreendimento é a primeira propriedade rural de Abelardo Luz a receber a certificação do Ministério do Turismo.

✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP

A entrega do documento ocorreu durante a última reunião do ano do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e foi realizada pelo secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Alzomiro Brisola, presidente do Comtur, Edvar Turossi, e pela diretora da Instância de Governança de Turismo do Grande Oeste, vinculada ao Programa de Regionalização do Turismo, Elisiane Menegola.

“O cadastro transforma a propriedade rural em um atrativo turístico reconhecido, valorizando o campo não apenas como espaço produtivo, mas também como experiência cultural, econômica e sensorial”, destaca a diretora de Turismo, Andréa Siqueira.

O Cadastur é um sistema do Ministério do Turismo que tem como objetivo formalizar e organizar os prestadores de serviços turísticos em todo o país. Além de ser uma importante ferramenta de consulta para os turistas, o cadastro garante atuação legal conforme a Lei do Turismo e oferece benefícios como acesso a programas de qualificação, linhas de crédito, maior visibilidade e financiamentos por meio do Fungetur, voltado a investimentos em capital de giro, aquisição de equipamentos e obras.

Atualmente, 22 empresas de Abelardo Luz já estão cadastradas no sistema.  A expectativa é ampliar o número de formalizações, alcançando cerca de 50 cadastros nos próximos meses. O processo pode ser realizado com apoio do Órgão Municipal de Turismo, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo na sede da prefeitura municipal.

O cadastro é obrigatório para segmentos como meios de hospedagem, agências e transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos e guias de turismo-MEI, sendo opcional para outras atividades ligadas ao setor.

Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.

Veja também

Cooperalfa adquire unidades da Bocchi Agronegócios no Sudoeste do Paraná

A cooperativa reforça sua atuação operacional e comercial em uma das regiões agrícolas mais importantes do país

VÍDEO: produtores de leite realizam manifestação em Xanxerê na manhã desta quinta-feira

Mobilização chama atenção para crise do setor, sem bloqueio da BR-282

Câmera exclusiva do Canal Ideal mostra ao vivo manifestação do trevo da Femi, em Xanxerê

Produtores rurais se reúnem para dar visibilidade aos pedidos do agro

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.