A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Xanxerê desta segunda-feira (02) foi marcada por importantes deliberações para o município, além de mudanças na composição da Mesa Diretora. Projetos de lei, indicações e uma moção de condolências estiveram na pauta dos trabalhos legislativos.
✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP
Um dos destaques da noite foi a leitura de três novos projetos de lei. O primeiro, de autoria do vereador Eleandro Francisco Arsego, propõe a denominação da nova arena de exposições do setor agropecuário, no Parque de Exposições Rovilho Bortoluzzi, como "José Roso". Os outros dois projetos são de autoria do Poder Executivo.
Os vereadores também aprovaram por unanimidade uma Moção de Condolências (Nº 1/2026) à família do Senhor Arduino Angelo Cherobin, falecido aos 88 anos. A homenagem foi proposta por todos os parlamentares da casa.
Indicações para melhorias na cidade e interior
Diversas indicações foram apresentadas pelos vereadores, buscando melhorias em diferentes áreas do município. As solicitações, que serão encaminhadas ao Poder Executivo, incluem:
Davi Pinto de Oliveira: Implantação de mão única na Rua Domiciliana de Araújo Winckler e pavimentação asfáltica e adequação da tubulação pluvial na Rua José Alves Delgado.
Evandro Luiz Berto: Inclusão da Rua Florindo Lovatel no cronograma de pavimentação asfáltica e manutenção da iluminação pública na marginal da BR-282.
Luciana Balbinot Contini: Manutenção no entorno da paralela da BR-282, no KM 503.
Sidinei Mesnerovicz: Pavimentação asfáltica em trecho da Linha Barro Preto, que liga o Hospital Veterinário da Unoesc ao Lar do Idoso, e na Rua João Crenonini, no Bairro Nossa Senhora de Lourdes.
Vinícius Raphael Crenonini: Implantação de faixa elevada ou rotatória entre as Ruas Fioravante Zaffari e Aldérico Piccini, no Bairro Vila Sésamo, e instalação de rotatória ajardinada no cruzamento das Ruas Avelino Gonçalves de Araújo e Antônio Simões Cavaleiro, no Bairro Bortolon.
Mudanças na Mesa Diretora
Durante a sessão, foi comunicado o desligamento das vereadoras Luciana Contini e Fernanda Oliveira dos cargos de primeira e segunda secretárias da Mesa Diretora, respectivamente. Ambas as saídas ocorrem por motivos pessoais. A vereadora Fernanda Oliveira deixará a função para poder se dedicar novamente à advocacia, atividade que, por questões legais e de ética profissional, não poderia exercer enquanto ocupava o cargo na Mesa. Já a vereadora Luciana Contini se afastará para poder se dedicar mais à sua atuação como líder do governo na Câmara.
Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.