Digite no mínimo 3 caracteres!
Polícia

Programa auxilia na identificação de mulher desaparecida em Chapecó

Crânio foi encontrado em uma plantação em 2019, cuja morfologia dentária correspondia às fotografias fornecidas pela família

Por: Canal Ideal
11/03/2025 20h32 - Atualizado há um mês
Foto: Divulgação / PCI
Foto: Divulgação / PCI

Em setembro de 2024, por meio do programa PCI Conecta, uma família procurou a Polícia Científica de Santa Catarina (PCISC) em busca de respostas sobre o desaparecimento de sua filha, ocorrido em 2018, em Chapecó. 

A equipe da PCISC realizou uma entrevista detalhada com os familiares, coletando informações sobre as circunstâncias do desaparecimento, prontuários médicos e odontológicos, além de fotografias da época. Também foi colhido material genético dos pais, a ser utilizado exclusivamente para auxiliar na busca.

A partir desses dados, iniciou-se um trabalho de inteligência para cruzar informações com casos atendidos pela Polícia Científica. Durante a análise, foi identificado um possível caso relacionado: um crânio encontrado em uma plantação em 2019, cuja morfologia dentária correspondia às fotografias fornecidas pela família.

✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP 

Diante dessas evidências, o caso foi encaminhado para exames periciais. A confirmação veio por meio da comparação genética, que comprovou que o crânio pertencia à filha do casal. Exames de antropologia forense e odontologia legal também foram realizados, apontando similaridades na arcada dentária do crânio com os prontuários médicos e fotografias fornecidas.

“O resultado desse trabalho representa muito mais do que um desfecho técnico. Ele simboliza a possibilidade de uma família finalmente encerrar um ciclo de angústia e incerteza. Nosso compromisso é garantir que cada caso em toda Superintendência de Chapecó receba a atenção e os recursos necessários para que a ciência contribua na busca por respostas e justiça”, afirmou o Superintendente de Polícia Científica em Chapecó, Perito Felipe Braga.

Para a família, a PCISC conseguiu dar uma resposta há muito esperada. Para a sociedade, o desdobramento forneceu novos elementos investigativos, levando à reabertura do inquérito pela Polícia Civil, que retomará as apurações sobre a autoria do crime.

O compromisso da Polícia Científica é seguir trabalhando para dar respostas às famílias e colaborar com as investigações, garantindo o direito à justiça e à cidadania.

Veja também

Motorista de prefeitura do Oeste fica ferido em capotamento na SC-453

Após a estabilização do veículo, os bombeiros realizaram o desencarceramento da vítima

Mulher morre em grave acidente na SC-135; adolescente é encaminhado ao hospital

Na garupa da moto estava um adolescente de 15 anos, que foi socorrido consciente e orientado

Ação rápida da PM frustra roubo em massa e recupera nove veículos em SC

O crime ocorreu por volta das 13h quando cerca de dez homens armados invadiram uma concessionária

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.