Na manhã de 24 de setembro, foi realizado, na Escola da Aldeia Paiol de Barro, um encontro voltado ao diálogo e ao alinhamento da execução do projeto cultural “Cantos da Terra: Coral Ancestral Kaingang da Aldeia Paiol de Barro”.
✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP
O projeto foi contemplado pelo Edital nº 23 FCC 4149/2026, de Chamamento Público relativo à Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), nos termos da legislação e das normas aplicáveis ao programa.
Participaram do encontro o proponente, Maestro Douglas Vieira; a Monitora de Acessibilidade, Janete Vieira; o Monitor Cultural Indígena e representante da comunidade, Arilson de Oliveira Belém; o Assessor de Direção, Levi Feliciano; o Cacique da Aldeia Mbyá Limeira, Silvones Karai Martins; e Talila Gracieli Vieira, Agente Territorial de Cultura.
A presença do Cacique Silvones Karai Martins possibilitou uma troca de experiências a partir do trabalho cultural já desenvolvido na Aldeia Mbyá Limeira, ampliando o diálogo entre diferentes comunidades e iniciativas de valorização cultural.
Durante o encontro, Talila Gracieli Vieira também falou sobre a eleição do Conselho Nacional de Política Cultural, que está com inscrições abertas, destacando a importância da participação das comunidades e dos diferentes segmentos culturais nos espaços de representação e participação social.
Projeto terá crianças e adolescentes como público principal
O Cantos da Terra terá como público principal crianças e adolescentes que frequentam a escola, com participação também aberta à comunidade em geral.
A iniciativa utilizará a música e o canto coral como instrumentos de valorização da ancestralidade, identidade, memória, saberes e tradições do povo Kaingang.
A atividade representa mais uma etapa da execução de um projeto contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc, fortalecendo a cultura, a participação comunitária e a valorização dos saberes ancestrais na Aldeia Paiol de Barro.
A Diretora de Cultura de Entre Rios não pôde participar do encontro e justificou a ausência por meio de comunicado. Na manifestação, foi reforçado o apoio da Secretaria de Cultura e do Município de Entre Rios à iniciativa.
Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.