A Receita Federal abriu nesta sexta-feira (20) a consulta ao lote residual de fevereiro do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). O pagamento é destinado a contribuintes que caíram na malha fina e posteriormente regularizaram a situação.
✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP
Em Santa Catarina, são 12.454 contribuintes contemplados, com valor total de R$ 28,3 milhões, que será creditado no dia 27 de fevereiro.
Em todo o país, o lote contempla 204.824 restituições, destinadas a contribuintes prioritários e não prioritários, com valor total de R$ 578,9 milhões.
Como consultar a restituição
A consulta pode ser feita pelo site da Receita Federal, por meio da plataforma Gov.br:
Acesse www.gov.br/receitafederal
Clique em “Meu Imposto de Renda”
Selecione “Consultar minha restituição”
A página oferece consulta simplificada e consulta completa por meio do extrato de processamento no e-CAC. Caso haja pendências na declaração, o contribuinte pode corrigir as informações.
Também é possível consultar pelo aplicativo da Receita Federal para smartphones e tablets.
Segurança e pagamento
O pagamento é realizado exclusivamente em conta bancária de titularidade do contribuinte. Caso haja erro nos dados bancários ou problema na conta indicada, o crédito não será efetuado.
Nesses casos, a Receita disponibiliza serviço de reagendamento pelo Banco do Brasil, pelo prazo de até um ano após a primeira tentativa de crédito.
O reagendamento pode ser feito:
Pelo portal do BB (www.bb.com.br/irpf)
Pela Central de Relacionamento:
4004-0001 (capitais)
0800-729-0001 (demais localidades)
0800-729-0088 (deficientes auditivos)
Para solicitar o reagendamento, é necessário informar o valor da restituição e o número do recibo da declaração.
Caso o valor não seja resgatado em até um ano, o contribuinte deverá solicitar a restituição pelo Portal e-CAC, acessando a opção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.