Os casos de escorpiões são recorrentes há muito tempo no município de Xanxerê, principalmente nos meses quentes e chuvosos. Devido ao aumento de casos e de dois acidentes com escorpiões ocorridos nos bairros Primo Tacca e Matinho, bem como demanda espontânea onde o morador coleta o escorpião e encaminha até a Vigilância Sanitária, a Secretaria de Saúde de Xanxerê vem realizando desde o ano passado ações de Busca Ativa no período noturno nas áreas identificadas. Ao todo, já foram coletados mais de 30 escorpiões nos pontos monitorados.
✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP
Os fiscais de Vigilância Sanitária, juntamente com os Biólogos da Regional de Saúde de Xanxerê, fazem a Busca Ativa no período noturno visando controlar a população de escorpiões pelo risco que representam para a saúde humana, diminuindo ou eliminando o risco de acidente.
Aliados a esta ação, neste semestre serão realizadas ações educativas nas escolas, para a conscientização das medidas de prevenção de acidentes por escorpiões e seu controle.
No mês de janeiro foram realizadas duas ações e já estão programadas mais para o mês de fevereiro. As ações de controle consistem na captura e identificação dos exemplares representativos da região, identificados pelo local e data de coleta e acondicionados em vidros com álcool, ferramenta útil para orientar a população quanto ao reconhecimento dos animais. Já, os exemplares de ocorrência não registrados para a região, ou que suscitam dúvidas em sua identificação, serão enviados para serviço de referência para confirmação.
A Vigilância sanitária reforça que para que a ação tenha sucesso, é imprescindível que a comunidade participe ativamente, colaborando para modificar as condições de proliferação de escorpiões, mantendo limpos quintais e jardins, não acumulando folhas secas e lixo domiciliar, eliminando fontes de alimento para os escorpiões, como baratas, aranhas, grilos e outros pequenos animais invertebrados, bem como, manter fossas sépticas bem vedadas para evitar a passagem de baratas e escorpiões, rebocando paredes externas e muros para que não apresentem vãos ou frestas.
Os imóveis vistoriados que apresentarem irregularidades, serão orientados e notificados. Em caso de acidente, é necessário que a população procure uma unidade de saúde para notificação e para que possa ser feito o monitoramento do local.
A Vigilância Sanitária orienta que, quando o morador encontrar o escorpião vivo e conseguir coletar, deve guardá-lo em frasco com tampa e enviar até a Vigilância Sanitária onde também será notificado e monitorado o local.
Dúvidas podem ser sanadas através do telefone 3441-8580.
Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.