A semana começa com predomínio de tempo firme e ensolarado em Santa Catarina. As temperaturas voltam a subir gradualmente no estado, depois de um final de semana com os termômetros marcando valores na casa dos 20°C, um período ameno em relação ao final de dezembro que teve sensação de bastante calor.
✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP
Entre segunda (05) e terça-feira (06) as temperaturas marcam entre 23°C e 28°C, com pontuais que podem se aproximar de 30°C no Grande Oeste e Litoral Sul.
A partir de quarta-feira (07) teremos um novo período de calor intenso, com temperaturas acima de 30°C em grande parte das regiões. A exceção fica para as áreas litorâneas, onde a circulação marítima pode manter as temperaturas entre 26°C e 29°C. Já na quinta-feira (08) o calor intensifica e pode registrar pontuais no estado acima de 35°C no Oeste, Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.
Por conta de todo o calor e umidade, são esperados temporais típicos de verão neste período, que se formam rapidamente no período entre a tarde e noite. Na quarta-feira (07) o risco é baixo para todo o estado, afetando poucos municípios, já na quinta-feira (08), os temporais serão mais abrangentes devido a aproximação de uma frente fria, apresentando risco moderado para alagamentos e ventos fortes, aumentando a quantidade de regiões afetadas.
É na sexta-feira (09) que o risco aumenta de forma significativa, por conta do desenvolvimento de um ciclone na Argentina. Apesar de se formar distante de Santa Catarina, este sistema provoca instabilidades nas áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul. Assim, as regiões do Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul apresentam risco alto para temporais com chuva intensa, que podem resultar em alagamentos, enxurradas, assim como danos associados aos ventos intensos, com destelhamentos, queda de árvores e danos na distribuição de energia elétrica.
No final de semana o ciclone estende sua área de abrangência, podendo influenciar todas as regiões do estado, podendo trazer riscos associados à esta condição no período.
Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.