Condições para temporais isolados, com raios e ventos, devido ao avanço da frente fria, associada a um ciclone em alto mar.
Por: Gabriel Oliveira
08/08/2025 08h45 - Atualizado há um semana
O tempo segue instável em Santa Catarina, principalmente durante madrugada e as primeiras horas da manhã de sexta-feira (08), com condições para temporais isolados, com raios e ventos, devido ao avanço da frente fria, associada a um ciclone em alto mar.Os ventos de quadrante sul se intensificam no leste catarinense, com rajadas chegando aos 60 km/h. O mar fica agitado, com risco para ressaca, com ondas de sul/sudeste entre 2,5m e 3,5m de altura, ficando ainda maiores em alto mar. O risco é moderado para ocorrências associadas à agitação marítima e alagamentos costeiros nas áreas mais suscetíveis.Ao longo da tarde e da noite, a aproximação de uma massa de ar frio e seco diminui as condições para chuva e provoca uma queda acentuada nas temperaturas. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas ao desconforto térmico, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e hipotermia. As temperaturas mínimas serão registradas à noite, ficando abaixo de 5°C do Meio-Oeste aos Planaltos e próximas a 0°C nas regiões mais altas,abaixo de 10°C no Oeste e próximas aos 12°C no Litoral.
No sábado (09), o frio se intensifica em Santa Catarina com o avanço da massa de ar seco e frio pelo estado. O risco é alto para ocorrências associadas ao desconforto térmico, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e hipotermia. Na serra catarinense há condições para precipitação invernal durante a madrugada. As temperaturas mínimas ficam abaixo de 5°C em grande parte do estado. No Litoral, variam entre 5 e 9°C, enquanto nas regiões mais elevadas entre o Meio-Oeste e os Planaltos, os termômetros ficam ainda mais baixos, com valores próximos a -4C°. À tarde, o tempo firme predomina, com sol entre poucas nuvens. No entanto, as máximas permanecem baixas, não ultrapassando os 10°C em grande parte do estado e os 15°C nas regiões litorâneas. O mar permanece agitado, com ondas de sul/sudeste entre 2,5m e 3,0m de altura. O risco segue moderado para ocorrências associadas à agitação marítima e alagamentos costeiros nas áreas mais suscetíveis.
Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.