Digite no mínimo 3 caracteres!
Geral

Temporada de agroglifos em SC gera expectativa e relatos de luzes misteriosas

O fim da primavera, entre outubro e novembro, é o período mais propício, já que coincide com a colheita do milho

Por: Alessandra de Oliveira
19/09/2025 14h48 - Atualizado há 3 dias
Temporada de agroglifos em SC gera expectativa e relatos de luzes misteriosas

A temporada de agroglifos em Santa Catarina começa a ganhar destaque entre outubro e novembro, período em que cresce a expectativa pelo primeiro sinal misterioso do ano. Os desenhos, que aparecem de forma silenciosa nos campos de trigo, continuam a gerar fascínio e questionamentos sobre sua origem.

✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP

O ufólogo Ivo Hugo Dohl, de Xanxerê, acompanha o fenômeno desde 2008 e relembra a primeira aparição registrada em Ipuaçu.

“A primeira foto de um agroglifo que tirei foi em 8 ou 9 de novembro de 2008. Subi em uma colheitadeira para registrar a imagem, porque não havia drone na época. A foto girou o mundo e a partir dela a revista UFO passou a divulgar o fenômeno” conta.

Segundo Ivo, o fim da primavera, entre outubro e novembro, é o período mais propício, já que coincide com a colheita do milho. Nos últimos anos, o interesse voltou a crescer com relatos de luzes estranhas no céu em diferentes pontos do Estado.

“Alguns sinais de esferas luminosas, que alguns chamam até de drones extraterrestres, têm sido registrados. Há também interpretações espirituais e cósmicas de médiuns, que apontam possíveis origens subterrâneas ou até em outros sistemas” acrescenta.

Outro detalhe que chama a atenção é que as plantações de trigo parecem ser escolhidas por sua delicadeza: as marcas surgem sem danificar a cultura, de forma quase imperceptível. Nos últimos dias, moradores de Ipuaçu, Ouro Verde e outras cidades enviaram imagens para Ivo reforçando a expectativa de novos registros.

“Pode ser um indício de que Ipuaçu será novamente uma referência no fenômeno” avalia o ufólogo.

Ivo ressalta ainda que a documentação é constante.

“Além das fotos, estamos sempre registrando sinais e evidências. Nosso canal, Mistérios Instituto, acompanha tudo isso e busca trazer informações verificáveis sobre os fenômenos” conclui.

Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.

Veja também

Definidos preços de estacionamento da Efapi do Brasil

Os valores foram definidos em reunião coordenada pela Secretaria de Segurança pública, na sexta-feira (19), na Prefeitura.

Prefeitura de Xanxerê lança edital para credenciamento de empresas interessadas em minimercado de Natal

As inscrições podem ser feitas entre os dias 22 de setembro e 3 de outubro

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.